Anuncie aqui
Anuncie aqui

Depois de dois anos, Igreja Católica volta a celebrar a Semana Santa com a presença de fiéis

Tríduo Pascal, que antecede o Domingo da Ressurreição, tem início nesta Quinta-feira Santa.

Nesta Quinta-feira Santa (14) tem início o Tríduo Pascal na Diocese de Piracicaba, com a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia. Já na Sexta-feira Santa (15) ocorre a Celebração da Paixão do Senhor e a Procissão do Senhor Morto. O Sábado Santo (16) é o dia da Santa Missa da Vigília Pascal.

Anuncie aqui

Após o tríduo, no domingo (17), acontecem as solenidades da Páscoa na Ressurreição do Senhor. Como cada paróquia da Diocese tem a sua própria programação, com diferentes horários para as celebrações, a recomendação é para que os fiéis procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas.

A orientação do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, aos padres e diáconos foi para que organizem celebrações com muito amor e fidelidade a Deus, para que os fiéis possam viver este momento de retomada nas igrejas com muita devoção, fé e alegria.

Dom Devair também estará presente nas celebrações pascais, concentrando suas atividades na Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba, que é a Sé Catedral de toda Diocese.

As missas presididas pelo bispo são transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese.

Programação da Catedral

Programação da Catedral

Às 9h30 desta Quinta-feira Santa, ocorre a chamada Missa dos Santos Óleos, na qual o bispo diocesano, com todo o clero, faz a consagração dos óleos que serão usados ao longo do ano seguinte nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenações.

A celebração está disponível na página da TV Oração (Link em anexo).

Também nesta quinta, mas às 19h30, na Catedral, Dom Devair preside a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia.

A Sexta-feira Santa (15) é aberta na Catedral de Piracicaba com Adoração Eucarística, das 8 às 12 horas. Em seguida, às 14 horas, é rezado o Terço dos Homens e, às 15 horas, Dom Devair preside a Celebração da Paixão do Senhor. A Catedral realiza, na noite da Sexta-feira Santa, a partir das 19h30, a Procissão do Senhor Morto.

O Sábado Santo (16) terá duas celebrações na Catedral: as Sete Dores de Nossa Senhora, às 8 horas, e a Santa Missa da Vigília Pascal, às 19h30, que será presidida pelo bispo diocesano.

Por fim, no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, a Catedral terá solenidades às 8 horas, às 10h30, com Dom Devair, e às 18h30.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro

Nesta quinta Feira (14) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro tem início ao Triduo Pascal.

Quinta-Feira Santa (14.04)

Ceia do Senhor às 19h30.  Santa Missa de Lava Pés e Renovação das Promessas dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucaristica.

A Santa Missa será transmitida ao vivo pela TV Oração.

Segue link; em anexo.

Após a Santa Missa início da Vigília Pascal até ás 00h00. Na sexta-feira dia (15/04) ás 6 horas reinício da Vigília Pascal que segue até ás 15 horas.

Celebração da Paixão de Cristo

Na sexta-feira (15/04), ás 15 horas Celebração da Paixão de Cristo com o Beijo da Cruz. Ás 18 horas Procissão do Encontro ás 18 horas.

Sábado Santo

No sábado ás 19 horas, Santa Missa da Vigília Pascal ás 19 horas, como Benção do Fogo e acendimento do Sírio Pascal.

Domingo de Páscoa

No Domingo (15)  Santa Missa da Ressurreição do Senhor, ás7 horas, 9 horas e ás 19 horas.

Cuidados

Durante as santas missas ou outras celebrações, eventos e atos religiosos, em locais sob responsabilidade da Diocese de Piracicaba (paróquias, capelas, salões, etc), desde o início da pandemia, sempre foram seguidas as normas e recomendações das autoridades competentes para prevenção à covid-19. Apesar do fim da exigência do uso das máscaras, os fiéis que desejarem, por livre decisão individual, podem continuar usando a proteção normalmente durante as missas e outras celebrações.

 

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Cantatas de Natal continuam neste final de semana no Shopping Rio Claro

Corais de escolas, igrejas e entidades seguem emocionando o público com apresentações que celebram a magia do Natal no...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM apreende adolescente por violência doméstica e tentativa de estupro em...

Vítima, também adolescente, sofreu fratura nasal, dente quebrado e hematomas; caso foi registrado no Plantão Policial e apreendido permanece à disposição da Justiça. A Polícia...

Black Friday movimenta Rio Claro: Comércio abre até às 22h nesta...

ACIRC destaca a importância da data para a economia local e incentiva compras no comércio rioclarense. O comércio de Rio Claro funciona em horário especial...

Conversão Mal-Sucedida Gera Acidente e Deixa Motorista Ferida na Avenida 20

Motorista perdeu o controle ao entrar na Rua 6, bateu em veículo estacionado e provocou efeito em cadeia; moradores reclamam de recorrência de acidentes...
Anuncie aqui

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...

Uma Experiência Inesquecível no Palácio Tangará

Uma celebração especial de 60 anos marcada por arte, história, elegância e a curadoria sensível de Fernanda Coletti no icônico Palácio Tangará. Por: Ana Murbach Quem...
Anuncie aqui