Os trabalhos de Terraceamento realizados pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), nos municípios de Botucatu e Pardinho, são fundamentais para a conservação do solo e da água. De acordo com o presidente da Companhia, Alexandre Penteado Pires, a empresa tem amplo conhecimento acumulado e larga experiência nesse tipo de trabalho, que está incluso em um dos pilares da administração da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, à qual a Codasp é ligada, e que vem ajudando a tornar mais sustentável a agricultura paulista, nos últimos três anos.
A Codasp vem realizando vários trabalhos no Projeto Nascentes de Botucatu-Pardinho, inclusive de terraceamento. O terraceamento é fundamental para evitar erosões, assoreamentos de rios, entre outras coisas que provocam prejuízos aos proprietários rurais, além de ter importante função ambiental.
Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas, fazendo as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos, o que reduz os processos erosivos e evita o assoreamento de corpos d’água, além de favorecer a infiltração de água no solo, abastecendo o lençol freático.
A Codasp presta serviços para , empresas privadas e órgãos públicos como o Itesp e o Incra.
Por: Paulo Toledo