MTur destaca inovação, gastronomia e promoção do turismo durante o maior evento voltado para o setor no país
O papel de agente transformador do turismo. É com esse tema que a 47ª edição da ABAV Expo pretende reunir mais de 30 mil participantes de diversos segmentos da cadeia produtiva de quarta (25.09) a sexta-feira (27.09), em São Paulo/SP. Focado nos grandes pilares da atual gestão, o Ministério do Turismo vai destacar os resultados alcançados, os programas institucionais, a inovação, a gastronomia e a geração de emprego e renda por meio do setor.
Com um estande de 1,1 mil m², que será compartilhado com entidades parceiras e os estados, o MTur reforça sua participação durante os três dias da maior feira do setor no país. O espaço é dividido em quatro temáticas: Atendimento, Destinos do Brasil, Experiências do Brasil e Sabores do Brasil. O objetivo é que os participantes conheçam de forma detalhada os projetos do Ministério para apoio a obras de infraestrutura, acesso a crédito e investimentos, além das parcerias público-privadas e acordos internacionais firmados ao longo dos primeiros oito meses de gestão.
Iniciativas que vêm sendo desenvolvidas para alavancar a promoção dos destinos turísticos de todas as regiões do Brasil também serão apresentadas ao público. Haverá transmissão ao vivo pelos perfis do MTur nas redes sociais. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o evento é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e consagra uma troca de experiências rica com agentes fundamentais para o setor de Viagens.
“Toda a cadeia produtiva está representada na ABAV Expo. Temos que comemorar os avanços já conquistados, mas se faz necessário aproveitar o momento e planejar ações para transformar o potencial do turismo brasileiro em realidade, beneficiando diretamente nossa população com mais oportunidades, emprego, renda e inclusão social”, destaca o ministro. Álvaro Antônio reforça ainda que a valorização dos destinos turísticos brasileiros passa pelo trabalho de criar condições mais eficazes para a atração de investimentos ao país. Com isso, o país fortalece sua economia e autonomia em um mercado competitivo e melhor preparado.
Forte apelo às novas tecnologias, a ABAV Expo, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), revela-se um ambiente determinante ao profissional do turismo para negociações e atualização das últimas tendências. Neste ano, a Vila do Saber é composta por cinco arenas temáticas: Digital, Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação. Uma das novidades desta edição é um espaço colaborativo, ampla área com estandes de 4 a 25m², estrategicamente localizado próximo ao buyers club e às rodadas de negócios.
A tradição do MTur de divulgar a gastronomia brasileira será mantida com a Cozinha Show. O espaço será destinado à preparação de pratos típicos da culinária brasileira e degustação de cafés especiais com produtos da agricultura familiar, reforçando a importância e as possibilidades da produção associada ao turismo para a geração de emprego e renda. O espaço vai reunir dez cooperativas de pequenos produtores de várias regiões do país. Dentre os produtos que serão comercializados estão queijos regionais, cafés, licores, castanhas, temperos, mel e palmito.
O Ministério contará também com um espaço voltado à exibição de experiências das Unidades Federativas ao público de forma lúdica e sensorial. Balonismo e mototurismo pela região Amazônica, turismo cultural na Serra da Capivara (PI), ecoturismo na Rota das Emoções, passeio de barco pelo Rio Aratuá (RN), mergulho em Ilha Grande (RJ) e um tour pela Rota do Queijo Terroir Vertentes (MG) são algumas das experiências que serão oferecidas aos participantes. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de registrar diversas fotos em espaços cenográficos interativos com atrativos de vários destinos nacionais.
Com a proposta de um espaço sem barreiras, com soluções transparentes e de poucos obstáculos visuais, o estande do MTur abrigará, ainda, representação dos estados de todas as regiões brasileiras, que promoverão para os agentes de viagens seus principais destinos. Na área de Produtos, haverá atendimento presencial e divulgação das ações ministeriais, entre elas o Cadastur, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), Turismo Responsável, além do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Prodetur + Turismo, dois dos principais mecanismos de financiamento de projetos do setor.
Um lounge aberto será colocado à disposição de gestores, empreendedores e parceiros interessados em realizar encontros profissionais e fechar negócios. Também foi firmada uma parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que receberá os prefeitos no estande. Ainda dentro da programação, um dia antes da abertura da feira, na terça-feira (24.09), haverá o 9º Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo, com destaque para os resultados preliminares alcançados pelo programa Investe Turismo.
Consagrada com a maior e mais importante feira de negócios turísticos do Brasil, a ABAV Expo reuniu, no ano passado, mais de 23 mil participantes e 1.100 marcas. Ainda na edição de 2018, foram realizados 74 eventos na Vila do Saber, com a presença de 121 palestrantes, totalizando 3.991 profissionais capacitados.
Entre os expositores estão segmentos de promoção de destinos nacionais e internacionais; operadoras emissivas e receptivas; companhias aéreas; consolidadoras; hotéis e resorts; cruzeiros; fornecedoras de tecnologia e sistemas; locadoras de veículos; empresas de ecoturismo e aventura; representantes do turismo rural; entre outros.