Um dos assuntos que o deputado Aldo Demarchi discutiu na última quinta-feira (7), durante audiência com o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, foi o reajuste médio de 36% autorizado no início do mês pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) sobre o preço do gás natural.
“Isso afeta diretamente Rio Claro, Santa Gertrudes e outras cidades da nossa região, pois as indústrias cerâmicas utilizam esse combustível como um de seus principais insumos”, ressalta o parlamentar, que solicitou o apoio de Garcia para a redução desse aumento que impacta diretamente nos custos de produção de pisos e revestimentos.
“Embora o percentual seja definido pela Arsesp, que é subordinada à própria Secretaria de Governo, a composição do preço depende basicamente da Petrobrás”, observa Aldo Demarchi. Segundo ele, o vice-governador garantiu que adotará medidas para reavaliação do reajuste. “Algo precisa ser feito, pois o gás natural já custa no Brasil pelo menos três vezes mais do que, por exemplo, nos Estados Unidos”, destaca o deputado.