Com poucas condições de tratamento da água do rio, Daae precisou diminuir temporariamente em um terço, as operações da ETA 2 como medida preventiva para manter a qualidade da água tratada. Bairros abastecidos pela ETA 2 devem ficar com baixa pressão no fornecimento durante esta segunda-feira (24).
Com a grande quantidade de chuva no final de semana, o rio Corumbataí, onde é feita a captação de água da Estação de Tratamento de Água “José Crespo” (ETA 2), apresentou aumento de turbidez na manhã desta segunda-feira (24).
Com essa mudança repentina no rio, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro precisou diminuir temporariamente em um terço as operações da ETA 2, responsável por 60% do abastecimento em Rio Claro. Também foi necessário diminuir o bombeamento da Central de Distribuição.
“Com quase 100mm de chuva no final de semana, o rio Corumbataí está com maior concentração de matéria orgânica e barro. É preferível prezarmos pela qualidade da água tratada, mesmo resultando na diminuição da pressão no fornecimento para os bairros abastecidos pela ETA 2”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

Com isso, deve ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água nos bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi.
Ainda de acordo com o Departamento Técnico do Daae, essa é uma ação realizada por diversas cidades nesse tipo de situação e é necessária como medida preventiva para manter a qualidade da água, já que a turbidez do rio Corumbataí está bastante elevada, muito acima dos 100 NTUs (Unidades de Turbidez Nefelométrica), quantidade limite determinada pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), para realização de tratamento da água bruta em rios.
“O Daae pede a compreensão de todos neste momento. Nossas equipes seguem trabalhando para restabelecer o abastecimento assim que a turbidez do rio Corumbataí diminuir e possibilitar o tratamento seguro da água”, comenta o superintendente do Daae, Leandro Tresoldi.
A ETA 1, que corresponde aos outros 40% do abastecimento da cidade, fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além dos distritos de Assistência e Batovi, segue funcionando normalmente.





