O ministro Mauro Campbell Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nova totalização de votos nas eleições para vereador em Analandia. “Em que pese não haver omissão na decisão embargada, ante as peculiaridades do caso concreto, acolho os embargos de declaração apenas para prestar o esclarecimento de que o Juízo zonal deve proceder à análise individual de todos os registros de candidatura vinculados a este DRAP – independentemente da interposição de recurso em cada RRC –, a fim de deferir os que estavam indeferidos tão somente em razão do indeferimento deste
processo principal, considerando como válidos os votos obtidos pelos candidatos que estavam nessa situação e atribuindo-os à legenda pela qual participaram das eleições, realizando-se uma retotalização”, determinou o ministro em acórdão assinado na última quinta-feira (17).
“Cumpra-se imediatamente esta decisão, independentemente de publicação e de trânsito em julgado neste processo”, acentuou Campbell ao acolher embargos de declaração em recurso especial interposto pelo Democratas de Analândia.
Segundo o ex-prefeito Beto Perin, com a ordem do TSE, ocorrerá a terceira retotalização de votos na cidade. A anterior garantiu a reeleição do vereador Luiz Fernando Carvalho, o Nando. Na próxima, acredita o ex-prefeito, outra vaga deverá ser conquistada pelo Democratas.