Anuncie aqui

As empresas e a sociedade

Por: Alina Hassem

Nesta semana, a Vivo lançou a campanha Recicle com a Vivo; o objetivo é incentivar o descarte correto dos eletrônicos que não são mais usados e a meta é recolher 9 toneladas até o final de 2021. A coleta de lixo eletrônico por parte das empresas que produzem ou comercializam esses produtos é um exemplo de ação para redução das externalidades.

Outros exemplos são: o programa da Nespresso, para recolher as cápsulas de café usadas, para isso, a empresa oferece opções de descarte nas suas lojas físicas ou em pontos de coleta, tendo o cliente ainda a opção de devolver essas cápsulas quando receber as novas, este tipo de ação é chamada de logística reversa, ou mesmo o recém lançado programa da Natura que foi anunciado recentemente. Neste programa, o cliente leva 5 embalagens usadas de produtos da marca e troca por um novo produto.

Anuncie aqui

Externalidades são resultados das ações de indivíduos ou empresa que afetam outras pessoas ou a sociedade, podem ter resultados positivos ou negativos. Vamos exemplificar, uma fábrica que polui o rio de uma cidade está gerando externalidades negativas para aquela sociedade, uma empresa que tem duas opções de embalagem para vender seu produto, uma delas é mais barata, mas com impacto ambiental e a outra mais cara, mas sem impacto ambiental, se optar pela primeira embalagem, está gerando uma externalidade negativa.

Algumas empresas já iniciaram o movimento de perceberem a sua responsabilidade social e ambiental, alguns consumidores começaram a questionar e a escolher produtos dessas empresas e alguns investidores acompanham índices de sustentabilidade e preferem investir em empresas comprometidas, e tem também o papel do Governo que atua, seja através de multas ou de taxas. Todas essas partes (pessoas, empresas e governo) interessados e impactados pelas decisões da empresa são chamados de stakeholders e cada vez mais as empresas percebem que é seu papel prestar contas a todos eles e não apenas aos acionistas.

As empresas exemplificadas anteriormente estão trabalhando em ações para redução das externalidades negativas através dessas ações, mas outro papel importante que vem sendo discutido e implementado em algumas empresas é a questão do crédito de carbono, nesta semana também tivemos divulgações de ações da Natura e do Banco Itaú demonstrando estarem trabalhando para terem emissões líquidas iguais a zero num futuro próximo.

A questão da externalidade nos afeta de diversas formas, o que aconteceu em Mariana e Brumadinho são exemplos de atuações de empresas que resultaram em danos sociais e ambientais. É nosso papel, enquanto cidadão e consumidor questionar e cobrar a atuação das empresas.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Planejamento e Controle Financeiro: a organização financeira da empresa

Por: Alina Hassem Começar uma empresa a partir da ideia de um novo produto ou serviço tem risco elevado, pois além do desenvolvimento do produto...

Dionísio e a Agenda ESG

Pelo menos duas percepções foram trazidas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. A primeira delas era esperada: artistas são sempre provocativos por...

Quando Deus era Criança

Anuncie aqui

Mais notícias

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e Solidariedade

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...

Chuva Intensa Transborda a Média de Novembro em Apenas Uma Noite em Rio Claro

Precipitação acumulada nas últimas 24 horas supera a expectativa para o mês e causa alagamentos em diversos pontos da cidade. Uma forte chuva atingiu Rio...

Rio Claro recebe Palco Móvel