Anuncie aqui

As empresas e a sociedade

Por: Alina Hassem

Nesta semana, a Vivo lançou a campanha Recicle com a Vivo; o objetivo é incentivar o descarte correto dos eletrônicos que não são mais usados e a meta é recolher 9 toneladas até o final de 2021. A coleta de lixo eletrônico por parte das empresas que produzem ou comercializam esses produtos é um exemplo de ação para redução das externalidades.

Outros exemplos são: o programa da Nespresso, para recolher as cápsulas de café usadas, para isso, a empresa oferece opções de descarte nas suas lojas físicas ou em pontos de coleta, tendo o cliente ainda a opção de devolver essas cápsulas quando receber as novas, este tipo de ação é chamada de logística reversa, ou mesmo o recém lançado programa da Natura que foi anunciado recentemente. Neste programa, o cliente leva 5 embalagens usadas de produtos da marca e troca por um novo produto.

Anuncie aqui

Externalidades são resultados das ações de indivíduos ou empresa que afetam outras pessoas ou a sociedade, podem ter resultados positivos ou negativos. Vamos exemplificar, uma fábrica que polui o rio de uma cidade está gerando externalidades negativas para aquela sociedade, uma empresa que tem duas opções de embalagem para vender seu produto, uma delas é mais barata, mas com impacto ambiental e a outra mais cara, mas sem impacto ambiental, se optar pela primeira embalagem, está gerando uma externalidade negativa.

Algumas empresas já iniciaram o movimento de perceberem a sua responsabilidade social e ambiental, alguns consumidores começaram a questionar e a escolher produtos dessas empresas e alguns investidores acompanham índices de sustentabilidade e preferem investir em empresas comprometidas, e tem também o papel do Governo que atua, seja através de multas ou de taxas. Todas essas partes (pessoas, empresas e governo) interessados e impactados pelas decisões da empresa são chamados de stakeholders e cada vez mais as empresas percebem que é seu papel prestar contas a todos eles e não apenas aos acionistas.

As empresas exemplificadas anteriormente estão trabalhando em ações para redução das externalidades negativas através dessas ações, mas outro papel importante que vem sendo discutido e implementado em algumas empresas é a questão do crédito de carbono, nesta semana também tivemos divulgações de ações da Natura e do Banco Itaú demonstrando estarem trabalhando para terem emissões líquidas iguais a zero num futuro próximo.

A questão da externalidade nos afeta de diversas formas, o que aconteceu em Mariana e Brumadinho são exemplos de atuações de empresas que resultaram em danos sociais e ambientais. É nosso papel, enquanto cidadão e consumidor questionar e cobrar a atuação das empresas.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Superintendente é convocado a esclarecer volta do corte de água

O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), Osmar da Silva Junior (foto), deverá comparecer na próxima quinta-feira (30) à Câmara Municipal...

Dicas que vão te ajudar a conquistar o seu primeiro apartamento

Descubra alguns conselhos úteis para que dê tudo certo na sua empreitada em busca do seu novo lar! Nem todas as pessoas sabem tudo de...
Anuncie aqui

Mais notícias

Jardim Santa Elisa recebe mutirão contra a dengue na quarta -feira

Será o décimo mutirão da prefeitura. Até agora, 736,6 toneladas de materiais já foram recolhidas. Equipes da prefeitura de Rio Claro comparecerão na próxima quarta...

Unimed Rio Claro: com 54 anos de excelência no cuidado a saúde, celebra os 29 anos do Hospital Unimed

A Unimed Rio Claro celebra 54 anos de história marcada pelo compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus beneficiários, cooperados...