Anuncie aqui
Anuncie aqui

BRK evitou despejo de 16,4 bilhões de litros de esgoto em rios e córregos de Rio Claro em 2024

Resultado é possível graças aos investimentos no sistema de esgotamento sanitário da cidade nos últimos anos.

Em 2024, 16,4 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Rio Claro. Isso só foi possível devido aos avanços e investimentos em esgotamento sanitário conquistados pelo município e que são de responsabilidade da BRK desde 2007.

Anuncie aqui

Para coletar todo o esgoto da cidade e distritos, ou seja, destinar todo o esgoto gerado nos imóveis (pelas pias, ralos e vasos sanitários) até as devidas tubulações, Rio Claro possui 837,5 quilômetros de redes. Isso significa que se toda a estrutura de tubulações da cidade fosse colocada numa linha reta, ela seria suficiente para chegar próximo à divisa da Bahia, ou ainda, realizar por quatro vezes uma viagem de Rio Claro à capital do estado de São Paulo.

Por dia, 44 milhões de litros (média de 2024) de esgoto são recebidos in natura nas estações da BRK, tratados e devolvidos adequadamente aos rios do município. Há pouco mais de uma década, a cidade tratava apenas 11% de seu esgoto. Em 2010, conquistou um importante avanço neste serviço com o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conduta e, posteriormente, em 2017, com o início de operação da ETE Jardim Novo, alcançando os 92% atuais de tratamento de esgoto.

O resultado obtido na cidade é bem diferente do restante do país. Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2022, no Brasil apenas 52,2% do esgoto passava por tratamento, um volume equivalente a mais de 5,2 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejado na natureza todos os dias. Vale destacar que o município de Rio Claro não está contemplado no Ranking, uma vez que o estudo considera os 100 maiores municípios, tendo em vista a estimativa populacional de 2022 do IBGE.

Com um índice de remoção de carga poluidora de 95% nas estações de tratamento de esgoto (ETEs), a BRK tem contribuído diretamente para a despoluição dos corpos hídricos da região, promovendo melhorias significativas na saúde pública, na biodiversidade e na sustentabilidade local. Entre as principais iniciativas realizadas em 2024, destacam-se:

Substituição de difusores em ETE’s: Com investimento de R$ 1,9 milhão, foi possível a modernização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Conduta e Jardim Novo, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional e reduzir o consumo de energia. As melhorias incluíram a troca de difusores nos reatores aeróbios das duas estações, resultando em maior eficiência na aeração e na degradação da carga poluidora. Além da redução de 30% no consumo energético do sistema de aeração, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e a qualidade do serviço prestado à população.

ETE Flores: A BRK avançou 22% na construção de um novo sistema de tratamento preliminar na ETE Flores com investimentos de R$ 5,3 milhões. O objetivo é aumentar a eficiência do tratamento e melhorar a segurança dos trabalhadores. As obras já concluíram as fundações e a primeira parte dos pilares, e seguem com a preparação para a segunda fase. A ETE, que trata 7,8 milhões de litros de efluentes por dia, atenderá diretamente 23 bairros da cidade, com conclusão prevista para junho de 2025.

“Esse é um marco importante não apenas para Rio Claro, mas também para toda a região, pois demonstra o impacto positivo que a gestão eficiente do esgotamento sanitário pode ter no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Continuaremos a investir para ampliar esses resultados”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.

A BRK destaca ainda que esses avanços só são possíveis graças à colaboração da comunidade e à adoção de soluções tecnológicas que tornam o sistema mais eficiente e ambientalmente responsável. Para mais informações sobre as ações e projetos da BRK em Rio Claro, acesse o site oficial da concessionária.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Touro faz “parkour” em BMW e viraliza em Ribeirão Preto!

"Animal invadiu avenida movimentada, perseguiu pedestre e pulou sobre carro de luxo; vídeo do incidente viralizou nas redes sociais." O...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Saiba quem era Reginaldo Moreli, homem que morreu 40 minutos após...

Morador de Rio Claro (SP), Reginaldo era reservado e fanático pelo Palmeiras. Ele passou mal em rua perto de casa, na segunda-feira (7) e...

Guarda Civil resgata quati em residência no Jardim Nova Rio Claro

Patrulha de Proteção Ambiental/Animal realizou a captura do animal, que foi avaliado e devolvido à natureza em segurança. Na noite de 14 de março de...

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...
Anuncie aqui

Carnaval 2025 no Clube de Campo: Quatro Dias de Alegria e...

Evento contou com bailes animados para todos os públicos e reuniu grandes atrações musicais O Clube de Campo de Rio Claro brilhou no Carnaval 2025...

Guarda Civil localiza motocicleta furtada em Rio Claro

Agentes do GAM encontram veículo abandonado próximo ao Núcleo Administrativo Municipal Na tarde de domingo (23), por volta das 17h36, a Guarda Civil Municipal de...
Anuncie aqui