Anuncie aqui
Anuncie aqui

BRK participa de ação do Dia Mundial da Água em Rio Claro

Concessionária levou o Museu dos Encanadores e o Portas Abertas 360º para o Lago Azul, onde o evento ocorreu.

 

Anuncie aqui

No dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água, 22 de março, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Rio Claro, participou de uma ação da prefeitura do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar a água – recurso natural que exerce um papel indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos.

Diversas escolas e moradores que passavam pelo Lago Azul, participaram do evento que ocorreu ao longo de toda esta quarta-feira.

 

Funcionários da BRK, explicaram sobre como funcionam os sistemas de coleta e tratamento de esgoto e qual a importância deles para a qualidade de vida da população e preservação dos recursos hídricos, além de destacar a importância de não jogar lixo na rede de esgoto.

Os visitantes puderam conhecer o Museu dos Encanadores, que reúne peças e objetos inusitados que são encontrados e retirados das redes de esgoto do município pela equipe de redes da concessionária. Dentre os vários objetos expostos, os visitantes puderam visualizar talheres, brinquedos, moedas, chupeta, chinelo, celular, bola de boliche e até dentadura. Por meio desta ação, a empresa busca conscientizar, de uma maneira prática, quanto a importância do correto uso das redes de esgoto e os possíveis impactos que a destinação inadequada dos resíduos pode ocasionar, como entupimentos que causam vazamentos e retorno do esgoto.

Também foi possível conhecer um pouco mais sobre as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, por meio de uma Exposição de Painéis que contam um pouco sobre cada uma delas. Com os óculos de realidade virtual, os visitantes puderam ainda fazer um tour pela ETE Jardim Novo, conhecendo sua estrutura e as etapas do processo de tratamento do efluente, para que este seja devolvido, tratado e limpo, aos rios e córregos da cidade.

“Participar de ações como essa, nos aproxima da comunidade e contribui para a expansão dos conhecimentos sobre saneamento básico. Uma vez que temos a oportunidade de explicar e esclarecer possíveis dúvidas, sobre as redes coletoras, processo de tratamento do esgoto, bem como alertar sobre os riscos provenientes do descarte inadequado de lixo pela população nas redes. Nossa missão é levar o conhecimento para todos e garantir a saúde, o bem-estar e a preservação do meio ambiente”, explica Miriene Cotta, da área de sustentabilidade da BRK.

Tratamento de esgoto

Em Rio Claro, tanto a coleta quanto o tratamento de esgoto já são universalizados de acordo com as metas do novo marco nacional do saneamento, atingindo praticamente 100% em coleta e afastamento em área urbana, e 92% em tratamento, índice que era de 11% antes da concessão.

Para coletar todo o esgoto da área urbana, ou seja, destinar todo o efluente gerado nos imóveis (pelas pias, ralos e vasos sanitários) até as devidas tubulações, existem 832 quilômetros de redes. Já o tratamento desse esgoto ocorre por meio de uma estrutura que contempla 15 unidades de bombeamento e oito estações (na área urbana: ETE Jardim Novo, ETE Conduta, ETE Flores e ETE Palmeiras, e nos distritos municipais: ETE Ajapi, ETE Batovi, ETE Ferraz e ETE Assistência), que tratam, no total, mais de 43 milhões de litros de esgoto por dia.

Os atuais índices de saneamento demonstram um grande ganho ambiental para a cidade. Vale destacar que, com os serviços prestados pela concessionária, os principais rios e córregos da cidade já se encontram despoluídos. O Ribeirão Claro, que dá nome a cidade, foi o primeiro a ser beneficiado com a retirada do esgoto anteriormente nele despejado. O Córrego da Servidão, curso d’água que marca a área de formação do município, também já está livre do esgoto com a eliminação de um problema histórico e crônico da região de acesso à cidade e extensão total da Avenida Visconde de Rio Claro: o mau cheiro. A despoluição desses cursos d´água é exemplo de ação local capaz de gerar benefícios regionais, além de impactar diretamente nas melhorias das condições do Rio Corumbataí.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Desde 2017, Brasil adota esquema de uma vacina por toda a vida. O estado de São Paulo registrou a primeira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui