Unidade amplia a reservação de água para dez bairros do município.
Com o objetivo de garantir a disponibilidade de água para os moradores de Santa Gertrudes, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, retomou a operação do Poço 5, localizado no bairro Jardim Paineiras e responsável pelo abastecimento de 13 mil pessoas na cidade.
O poço atende uma região com dez bairros, são eles: Jardim Paulista, Jardim Industrial, Jardim Indaiá I, Jardim Indaiá II, Jardim Indaiá III, Jardim Paineiras, Jardim Jequitibás I, Jardim Jequitibás II, Jardim Jequitibás III e Jardim Ipês.
“Com a reativação do poço nós conseguimos aumentar a vazão do sistema, do qual os poços 9 e 7 também fazem parte, de 19L/s para 25L/s, além de melhorar a reservação de água. Isso garante maior disponibilidade de água e mantém o abastecimento de forma regular à população dos bairros citados”, explica Daniel Makino, Coordenador Regional de Operações da BRK.
O sistema de abastecimento de água de Santa Gertrudes é atendido por uma Estação de Tratamento de Água (ETA Santa Gertrudes), por três poços subterrâneos, nove reservatórios e três estações de bombeamento de água. Mais de 5,4 milhões de litros de água são tratados e distribuídos por dia no município.
“A ação trará melhoras significativas na infraestrutura do sistema de abastecimento de água do município”, complementa o coordenador.
Novo sistema de bombeamento para o Poço 9
A BRK também executou a substituição do sistema de bombeamento do Poço 9, localizado no Parque dos Jequitibás III. A unidade faz parte do Sistema Vigorelli juntamente com os Poços 5 e 7.
A intervenção também beneficia os dez bairros e 13 mil moradores citados acima e faz parte do plano de investimentos da concessionária para melhoria contínua do sistema de abastecimento de água da cidade.