Anuncie aqui
Anuncie aqui

Captação de coração, pulmão, rins e fígado de homem mobiliza até avião da FAB em São Carlos

Procedimento de captação múltipla foi feito na madrugada deste domingo (13), na Santa Casa. Cinco pessoas serão beneficiadas com os órgãos enviados para 3 hospitais.

Equipes de três hospitais estiveram na Santa Casa de São Carlos (SP) para a realização de captação de coração, pulmão, rins e fígado de um homem de 42 anos, na madrugada deste domingo (13). Médicos vieram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e também de carro para realizar os procedimentos.

Anuncie aqui

A família do homem autorizou a doação que vai beneficiar 5 pessoas. O coração e o pulmão irão para o Incor, o fígado para o Hospital das Clínicas de São Paulo e os rins para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

É a terceira vez nesse ano que a Santa Casa realiza uma captação múltipla. As duas anteriores ocorreram em abril e junho. No total, a Santa Casa realizou, 6 procedimentos de captação em 2022.

Transporte dos órgãos

O transporte é fundamental para garantir que os órgãos cheguem a tempo para os pacientes que serão transplantados

O Serviço Integrado de Transporte Sanitário de São Carlos foi o responsável pelo transporte dos órgãos captados com a escolta da Guarda Municipal. A Força Aérea Brasileira também participou da logística.

Para a médica do HC de São Paulo Amanda Maria da Silva, é preciso divulgar a doação. “Para ser doador basta avisar a família, essa é a informação mais importante. Aqui a gente está fazendo um procedimento combinado, um procedimento grande, hoje a gente veio de São Paulo com apoio da Força Aérea Brasileira, o que facilita muito a logística do procedimento”, disse.

A captação foi realizada em um momento que a Santa Casa discute se tornar um hospital transplantador, ou seja, capaz de realizar transplantes e não apenas fazer a captação dos órgãos.

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (10), 37.456 pessoas aguardam por transplante de órgãos no Brasil.

 

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

PM prende mulher por tráfico e captura procurado no bairro Cherveson

Ação rápida da Polícia Militar resulta em flagrante por tráfico de drogas e cumprimento de mandado de prisão em...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trem Natalino volta a cruzar o interior paulista com atrações especiais;...

Atração natalina chega a Rio Claro no dia 14 de dezembro, com show especial de Derico na Casa do Papai Noel. A magia do Natal...

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...

Acidente ocorreu no início da manhã desta quinta-feira; van tombou após o impacto e trânsito precisou ser desviado pelo acostamento. A Polícia Rodoviária Militar atendeu,...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

PM flagra e apreende máquinas de jogo de azar em área...

Ação rápida da Polícia Militar encontrou seis máquinas, dinheiro e materiais usados na prática ilícita; responsável já tinha antecedentes. A Polícia Militar de Rio Claro...
Anuncie aqui