Aeroclube comemora 86 anos com festa para toda a família e espetáculo aéreo inesquecível, às 16h.
Neste domingo, 13 de abril, o Aeroclube de Rio Claro comemora 86 anos de história com uma grande festa aberta ao público. O presente especial à população é o espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça, um dos mais emocionantes do Brasil, previsto para as 16h, no céu da Cidade Azul.
As comemorações começam a partir das 8h da manhã, com uma programação repleta de atrações para todas as idades. Estão confirmadas exposição de carros antigos, aeromodelos, aviões históricos, atividades nos hangares, voos panorâmicos e uma praça de alimentação com food trucks, além de shows e atrações culturais na Avenida Amaral Gurgel.
O momento mais esperado do dia é o show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, às 16h. A equipe não pousará na cidade, mas fará sua tradicional apresentação na vertical da pista do Aeroclube, garantindo emoção e adrenalina para todos os públicos que poderão acompanhar tudo de dentro do aeroclube.
Segurança planejada
Na última quarta-feira (09), foi realizada uma reunião estratégica com representantes do Aeroclube, o secretário de Segurança Thalison Mendes, Polícia Militar, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros, com foco na organização e protocolos de segurança para o evento.
Tradição e paixão pela aviação
Fundado em 14 de abril de 1939, o Aeroclube de Rio Claro é um dos mais tradicionais do Brasil. Já formou mais de 2.300 pilotos e é reconhecido nacionalmente pela qualidade do ensino e estrutura de excelência, com seis hangares, salas de aula, dormitórios e área social.
Segundo o presidente da entidade, Cavamura, “A escola de Aviação recebe alunos de todo o país e ainda mantém forte atuação social, permitindo que pessoas de baixa renda possam seguir carreira na aviação. O Aeroclube também contribui com o município em ações como transporte de enfermos, medicamentos e insumos para a indústria local”.
O diretor de instrução, Tiago Tomazela, também destaca a importância do aeroclube para o desenvolvimento local: “O aeroclube representa um espaço importante para o crescimento da cidade, tanto no transporte quanto na formação de profissionais. Tivemos pilotos ilustres homenageados pela Esquadrilha da Fumaça, além de campeões nacionais em voo de planador”, disse.
Histórias que inspiram
Entre os nomes que fizeram história está Alberto Bertelli, o primeiro piloto civil condecorado pela Esquadrilha da Fumaça, e Cláudio Eduardo Schmidt, tricampeão brasileiro e atual campeão pan-americano de voo a vela.
Outro personagem emblemático é Coaraci de Oliveira, que presidiu o Aeroclube por 25 anos. Conhecido por suas acrobacias com o avião Bucker, Coaraci foi paraquedista, instrutor, examinador, comandante da Real e protagonista do primeiro salto de paraquedas em solo brasileiro. Seu voo de cabeça para baixo ainda é lembrado como um marco para a cidade.
E os sonhos continuam ganhando asas. O piloto João Beccaro, hoje gerente operacional do Aeroclube e piloto de voos comerciais, conta que sua inspiração veio justamente da Esquadrilha da Fumaça:
“Desde pequeno eu assistia aos eventos no Aeroclube e sonhava em voar. Nunca achei que seria possível, até conhecer o trabalho da escola. Hoje, voar é mais do que uma profissão, é viver meu sonho todos os dias”, relata emocionado.
Beccaro se formou como piloto privado em 2013, depois como piloto profissional em 2018, e atualmente também é instrutor de voo. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi levar as filhas gêmeas, Cecília e Olívia, para voar:
“A primeira maior emoção da minha vida foi quando elas nasceram. A segunda, foi poder levá-las para voar comigo”, descreveu.
Um domingo para entrar na história
A festa de 86 anos do Aeroclube de Rio Claro promete ser um marco na história da cidade. Além de homenagear o passado, a celebração inspira o futuro da aviação, mostrando que sonhar é o primeiro passo para voar.