Nos últimos 3 dias choveu foi de 155,5 mm. Rio claro registra novo recorde de chuva no mês de Janeiro com 608,5 mm.
A cidade de Rio Claro registrou neste ano de 2022 um novo recorde de chuva com o total do mês registrado em 608,5 mm (volume registrado nos 13 pontos espalhados pela cidade). Segundo a Defesa Civil a média histórica do município é de 334,8 mm.
A Defesa Civil informou nesta manhã que a concentração da chuva desde as 7 horas da última quinta-feira (27/1) até as 7 horas desta segunda-feira (31/1), foi de 155,5 mm.
Volume de Chuva segundo Ceapla
A reportagem do Cidade Azul Notícias entrou em contato com o diretor do CEALA Carlos Burigo que nos informou que no posto de coleta localizado nas dependências da UNESP o acumulado de chuva nesse mês é de 359.6mm e a média de janeiro é de 292.1mm. Segundo o Ceapla na sexta-feira (29) Choveu em Rio Claro 35.3 mm. No sábado (30), choveu 27.7 mm. Já no Domingo (31) o volume de chuva registrado foi 36.1. As medições tem como referência o período de 24 horas das 7 horas da manha até ás horas do dia seguinte.
Danos da chuva
Apesar do volume intenso de chuva houve poucos registros de ocorrência de danos causados pela chuva. Foi registrado a queda de uma árvore de pequeno porte
na rua 7 com a avenida Av 23. Um galho de grande porte na Praça da Liberdade em frente a Igreja Matriz São João Batista. As duas árvores foram cortadas na madrugada desse no domingo e o passeio público foi liberado. A Secretaria de Agricultura irá recolher os resíduos.
Registro de Ocorrências
Ainda segundo a Defesa Civil não houve nenhum incidente de vulto, a DC não foi acionada.
“Estamos monitorando os acessos pela estradas Jacutinga, Brotas e Sobrado.” Informou Niuro da Defesa Civil
Essa chuva deve perdurar por mais 7 dias segundo a previsão dos meteorologistas do CPTEC-INPE. Essa chuva se deve a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Transbordamento do Rio Corumbataí
A Defesa civil informou na manhã desta segunda-feira (31) que a Estrada Velha de Brotas está interditada devido ao transbordamento do Rio Corumbataí. O alerta é que os motoristas evitem passar pela região.
Registro das chuvas
Segundo a Defesa Civil desde 1994 foi iniciado os trabalhos de registro, monitoramento e coleta de precipitação das chuvas na cidade de Rio Claro .
Atualmente a cidade conta com 13 pontos de coleta de dados. Os pontos são, base da Defesa Civil (rua 12 nº 26 – Estádio); Estação de Tratamento de Água (ETA I e ETA II); Estação de Tratamento de Esgoto (Sta Maria e Conduta); Vl Operária; Jd Inocoop; Estrada RC/Ajapi; Bela Vista e as réguas do Rio Corumbataí.