Evento será realizado na sede da Secretaria de Segurança nesta quinta-feira, às 9 horas.
Rio Claro é sede nesta quinta-feira (28) da abertura do oitavo Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas, reunindo dezenas de municípios paulistas. “É vital que as defesas civis estejam preparadas para o período das chuvas”, comenta o prefeito Gustavo. “Essa atividade em nosso município é uma importante iniciativa nesse sentido”, acrescenta.
O evento será realizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Rio Calro, a partir das 9 horas.
Essa capacitação ocorre em oito regiões do estado que operam os planos preventivos de proteção e defesa civil, e consiste em um treinamento presencial, de dois dias.
“Serão dias muito proveitosos de trabalho, para melhorar cada vez mais o atendimento das defesas civis à população”, destaca o secretário municipal de Segurança de Defesa Civil de Rio Claro, José Gustavo Viegas Carneiro.
Organizado pela coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com representantes regionais e com a prefeitura de Rio Claro, o treinamento no município tem como principal objetivo proporcionar aos agentes e gestores municipais de proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.
De acordo com o governo do estado, o treinamento contará com aulas sobre as condições meteorológicas, apresentada pelos meteorologistas do Climatempo. Já a coordenadoria estadual de Defesa Civil apresentará os temas do Mapa Comunitário de Risco e falará sobre a criação de Nupdecs.
“Também está prevista instrução de atendimento pré-hospitalar básico em desastres ministrada pelo Corpo de Bombeiros, e os técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) farão análise de solo e vistoria de campo”, informa diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo Kuroishi
Ao término do treinamento os participantes serão certificados. Os municípios participantes poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Programa Município Verde Azul, cumprirão um dos critérios para recebimento do kit Operação Chuvas de Verão, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.