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Compras, livros e o universo virtural

 

Por: Alina Hassen

Escrevi um artigo em que abordava o financiamento coletivo (crowdfunding) como sendo uma força determinante que os consumidores ganharam para escolher os produtos que eles querem ver sendo produzidos.

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No artigo utilizamos o conceito de pró- consumidor descrito por Alvin Toffler no livro a Terceira Onda.

Recentemente, comecei a ler o livro Cauda Longa que traz uma perspectiva similar, mostrando a evolução do mercado de nicho com o desenvolvimento das lojas online.

O livro a Cauda Longa compara a loja física com a loja online mostrando que porque a loja física tem uma limitação de espaço, esse é um canal de distribuição que precisa escolher os produtos que estarão disponíveis para a venda e essa escolha tem uma base econômica em sua decisão: são os livros que mais vão vender, são os produtos mais procurados ou que devem ser mais procurados no futuro próximo. Em resumo, muito fortemente nas lojas físicas, prevalece a demanda influenciando as decisões dos varejistas.

Nas lojas virtuais, o espaço é quase que ilimitado; é possível oferecer mais produtos focados em nicho de mercado: mesmo que poucas pessoas comprem aquela música, ou aquele livro, ainda assim, compensa financeiramente mantê-los disponível no site.

A Cauda Longa é de 2004, e o autor mostra que uma livraria grande consegue manter, cerca de 100 mil títulos disponíveis, esses mesmos títulos representam menos de 25% dos títulos vendidos na Amazon, justamente, porque na Amazon, não há limitação de espaço para a oferta dos produtos, sobretudo nas versões digitais.

Por essa perspectiva, hoje em dia, é mais fácil para empreendedores ou pessoas que queiram desenvolver projetos, seja escrever um livro, desenvolver um jogo de tabuleiro ou para computador, desenvolver algum produto, encontrar plataformas ou canais de vendas.

Na parte de financiamento de projetos, o próprio crowdfunding tem se mostrado uma possibilidade para que as pessoas divulguem seus projetos e existem sites especializados para diversos tipos de campanhas. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto, a kickante, catarse, benfeitoria são alguns exemplos de sites de financiamento coletivo.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

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Desenvolver a sua ideia e transformá-la numa empresa é a realização do seu sonho?

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