11.560 testes entre PRC e testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 já foram realizados no município.
Desde o início dos primeiros casos da contaminação do coronavírus, Cordeirópolis vem mantendo uma das menores taxas de letalidade por Covid-19 da região. Entre as pessoas que contraíram a doença, 1,14% delas foram a óbito. Em um país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde tem a 8ª maior taxa de letalidade de coronavírus no mundo, a Secretaria Municipal de Saúde de Cordeirópolis atribui este resultado, ao alto número de testagem e à assistência adequada prestada à população cordeiropolense antes mesmo do primeiro caso registrado na cidade.
Até a última atualização, 11.560 testes entre PRC e testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 já foram realizados no município. Para o prefeito, Adinan Ortolan, ações de testagem em massa, isolamento social e os cuidados prestados aos moradores foram efetivos para controlar a proliferação da doença e com o cenário pandêmico, consequentemente, manter a taxa de letalidade baixa.
“Trabalhamos inicialmente com os testes para os casos suspeitos. A higienização das ruas e prédios públicos diária, também colaborou com a situação. Em conjunto, mantivemos as consultas de telemedicina, a distribuição imediata dos kits com máscaras e álcool gel para toda a população. Mesmo em meio a este trabalho com o empenho da Vigilância Epidemiológica, Guarda Municipal e Secretaria da Saúde, não gostaríamos de ter nenhum óbito, mas comparativamente ao cenário estadual e nacional, o nosso índice de letalidade é o menor da região. Tudo isso se deve ao trabalho de prevenção e o rastreamento dos casos”, relatou o prefeito.
O que é a taxa de letalidade? Saiba mais:
A taxa de letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem deste agravo, ao longo de um determinado período de tempo. Comparando com outros estados, São Paulo está à frente do Rio de Janeiro, que apresenta a pior taxa do Brasil com 8.8% e São Paulo 4.4%. Como dito anteriormente, Cordeirópolis segue com (1,14%), ou seja, menor que o próprio Estado e cidades vizinhas como, Rio Claro 8,8%, Araras 2,5% e Limeira 2,3%. (Dados da Secretaria estadual de Saúde).
Os dados são positivos, mas evitar ao máximo a aglomeração de pessoas e manter o uso da máscara são fundamentais. Você faz parte disso e juntos vamos vencer este vírus.