Nova sede da Secretaria de Saúde, localizada na parte superior do Hospital, passará a receber os possíveis casos de Covid-19.
O novo centro de combate ao novo coronavírus, a distribuição de totens de álcool gel e o retorno da cidade à fase laranja foram os principais assuntos abordados pelo prefeito, Adinan Ortolan, em coletiva de imprensa online na manhã desta sexta-feira (10). Participaram da live, a diretora de Atenção Básica, Bruna Carvalho, o médico e Clínico Geral, Dr. Tiago Feltrin Sierra e o diretor do Hospital de Cordeirópolis, Dr. Joaquim Raposo.
Logo no início da coletiva, o chefe do Executivo, Adinan Ortolan, falou sobre este importante passo de enfrentamento ao novo coronavírus: a inauguração do centro para atender os pacientes que estão com suspeita ou que foram positivados com a Covid-19. O início dos trabalhos no local ocorrerá nos próximos dias.
“Devido ao aumento de casos, junto ao nosso comitê gestor, decidimos transformar a sede da Secretaria de Saúde nesta unidade de atendimento, na qual funcionará como um centro de triagem para evitar que outros pacientes do Hospital Municipal tenham contato com os possíveis infectados”, explicou o prefeito. “Haverá uma parte exclusiva para a realização de testes e também para a distribuição de medicamentos a esses pacientes”, detalhou.
Cordeirópolis de volta à fase laranja
Sobre este assunto, o prefeito adiantou que o governo estadual fará uma nova avaliação da evolução da Covid-19 em nossa região. A expectativa é que Cordeirópolis retorne à fase laranja já nos próximos dias. “Estamos fazendo a nossa parte para que o comércio volte a funcionar em nossa cidade. No entanto, precisamos da colaboração de todos os munícipes. Pratique o distanciamento social, fique em casa e só saia se for necessário e aplique as medidas sanitárias, como a utilização de máscara”, pediu Ortolan.
Totens de álcool gel
Mais uma novidade de prevenção. A Prefeitura disponibilizará na próxima semana os totens de álcool gel para a higienização das mãos. Os equipamentos ficarão em locais estratégicos para auxiliar no enfrentamento deste vírus, ou seja, em praças, escolas e também nos setores da Prefeitura, onde há grande fluxo de atendimentos e circulação de pessoas ao decorrer do dia.
Atualização dos números
Quem atualizou o cenário de casos no município foi a diretora da Atenção Básica, Bruna Carvalho. “Neste momento, Cordeirópolis registra 478 casos, 281 pessoas curadas, 185 em monitoramento, 6 internados e 6 óbitos. Realizados até o momento, 1.385 testes rápidos e 1.432 de PCR”.
Processo de testagem
Dr. Tiago Feltrin Sierra, por sua vez, explicou sobre o processo de testagem realizado na população. O médico lembrou que há dois tipos de testes: o sorológico, mais conhecido como teste rápido e o swab para a coleta de secreções de naso/orofaringe, que é o teste de PCR – o teste ouro. “O teste rápido é capaz de detectar os anticorpos produzidos pela doença, por isso é necessário realizá-lo a partir do 7º dia de sintomas. Já o PCR que é o teste molecular, sua função é identificar o vírus no período em que está ativo no organismo. Diante disso, o Ministério da Saúde recomenda a coleta após o 3º dia de sintomas”, reforçou.
Pacote de exames
Mais uma medida adotada pela Secretaria de Saúde, será em relação ao diagnóstico do paciente que está com a Covid-19. De acordo com o diretor do Hospital, Dr. Joaquim Raposo, o positivado fará um pacote de exames. “Os pacientes com maior risco da doença, ou seja, que possuem outras patologias, passarão por um pacote de exames mais elaborados, com isso conseguiremos detectar e combater o vírus de forma mais eficaz”, adiantou na live.