Em mais uma entrevista coletiva realizada semanalmente, com transmissão ao vivo para toda a população, o chefe do Executivo, Adinan Ortolan atualizou a situação da covid-19 em Cordeirópolis.
Entre as principais informações, destaca-se o anúncio de que a taxa de contaminados (720 até o momento) é de 3,2% da população do município. “De acordo com um estudo da Universidade de Pelotas, quando este número chegar a 4%, a tendência é que quantidade de novos casos por dia desacelere, mas nosso objetivo é manter o padrão de atendimento e continuar no combate diariamente contra esse inimigo invisível”, disse o prefeito.
Durante a transmissão, o prefeito também reforçou a necessidade de continuidade dos esforços, pois a pandemia ainda está longe de acabar. “Não é o momento de fazer festas e muito menos de relaxar no isolamento. Não tivemos mais problemas de pessoas positivadas saindo às ruas e furando a quarentena, mas a população que está saudável também precisa fazer sua parte”, disse.
720 casos confirmados
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belini, atualizou os números gerais sobre o coronavírus. Como toda semana, a quantidade de testes tem aumentado consideravelmente. “Nossa estratégia é procurar pacientes positivos, testando todos os que têm sintomas e também os comunicantes. Assim, saímos na frente de outros municípios. Nossa equipe vem fazendo uma força tarefa para conseguir entregar estes resultados, pois queremos valorizar a vida de todos”, disse.
Vacinação contra o sarampo
Nayara também lembrou sobre a questão do sarampo. Por conta de novos casos registrados no Estado de São Paulo, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar vacina. “Pessoas de 6 meses até 29 anos de idade deverão atualizar as doses que estão faltando. Adultos a partir de 30 anos deverão tomar todas as doses, mesmo que estejam atualizadas”, explicou.
Para evitar aglomerações, é importante ligar na unidade de saúde mais próxima para ver qual o melhor horário para tomar a vacina. “Com nossas 7 salas de vacinação em pleno funcionamento, é possível fazer esta ação sem tumultos, basta que cada um compareça no melhor horário, por isso ligue na Unidade e veja o melhor horário”, disse.
Novas formas de desinfecção das ruas
O secretário de Serviços Públicos, Maiko Zorzo, falou sobre as ações de desinfecção nas unidades de saúde, praças e ruas de grande movimentação na cidade. Com o aumento de casos, Zorzo explicou que a secretaria estuda formas de realizar serviço em mais pontos. “Nos locais essenciais, a ação já ocorre quase diariamente, agora estamos procurando formas de levar o serviço para os bairros mais vezes, em um curto espaço de tempo, para que todas as ruas da cidade sejam devidamente desinfectadas recorrentemente”, disse.