Sem leitos de UTI, cidade registra 109 casos de Covid-19, diz prefeitura.
A cidade de Santa Gertrudes (SP) voltará a fase 1 do Plano São Paulo de flexibilização e fechará o comércio não essencial a partir de quinta-feira (25). Segundo a prefeitura, a decisão será pulicada no Diário Oficial nesta terça-feira (23).
A medida acompanha o município vizinho Rio Claro que está com 100% dos leitos ocupados e também anunciou a regressão de fase na segunda-feira (22).
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Gertrudes, as cidades são próximas e precisam ter decisões alinhadas.
Com 109 casos de Covid-19 confirmados (76 deles recuperados), Santa Gertrudes não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cidade conta com sete leitos de enfermaria que atualmente estão desocupados.
Há ainda salas de estabilização de urgência com equipamentos como respiradores e monitores. Dependendo do quadro clínico do paciente, ele é encaminhado para Rio Claro.
Sem leitos em Rio Claro
Rio Claro atingiu a capacidade máxima de ocupação de leitos destinados aos pacientes com Covid-19, com 79 internações, incluindo casos suspeitos, sendo 26 em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 53 na rede particular, informou a prefeitura na segunda-feira.
Desse total, 26 pacientes estão em UTI, com 16 em atendimento no SUS e 10 em hospitais particulares.
O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), disse na segunda-feira que a prefeitura está colocando em andamento o plano para a construção de um hospital de campanha que deverá ter 27 respiradores, mas não disse quando entrará em funcionamento.
Fonte : G 1