Ação conjunta evita tragédia e destaca eficiência dos bombeiros em situações de risco.
Na noite desta sexta-feira, por volta das 21h30, o Corpo de Bombeiros de Rio Claro foi acionado para atendimento de uma ocorrência de incêndio no bairro Jardim Centenário. O fogo teve início em uma caçamba de lixo próxima ao depósito de materiais reciclados, onde algum transeunte, possivelmente, provocou o incêndio nos papéis ali depositados. O vento forte contribuiu para a rápida propagação das chamas, que atingiram o estoque de isopor dentro do barracão.
Contrariando a crença inicial, segundo informações dos proprietários do barracão, o tipo de isopor armazenado não é facilmente inflamável. No entanto, uma vez iniciado o incêndio, o material se mostrou desafiador devido à sua dificuldade de combate, uma vez que derrete em contato com o calor excessivo e se transforma em uma espécie de plástico.
A operação de combate ao incêndio contou com o apoio da Brigada de Incêndio da Cerâmica Formigrês, que colaborou ativamente no controle das chamas. Apesar da complexidade da situação, os bombeiros conseguiram conter o fogo, evitando danos maiores à estrutura do barracão e garantindo a segurança das redondezas.
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam incansavelmente no local até às 3 horas da manhã, utilizando aproximadamente 60 mil litros de água para extinguir as chamas e resfriar o material. Felizmente, não houve registro de vítimas, e os danos materiais foram concentrados no depósito de isopor.
Essa ação exemplar ressalta a importância da prontidão e competência do Corpo de Bombeiros de Rio Claro e da colaboração entre diferentes instituições em momentos de crise, garantindo a segurança da população e a preservação do patrimônio.