Em entrevista à Agência SP, subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade destacou que tema tem alta demanda no mercado de trabalho.
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para as inscrições do curso gratuito de IA (inteligência artificial) oferecido pelo Governo de São Paulo pelo programa Qualifica SP. São um milhão de vagas disponíveis. Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1 da Agência SP, a subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade do Estado, Mariana Rodrigues, afirmou que a IA tem hoje alta demanda no mercado de trabalho.
“É fundamental o acesso e a qualificação nessa área, pois estamos falando de uma demanda crescente do mercado de trabalho”, disse a subsecretária. “A inteligência artificial tem aplicabilidade em quase todos os segmentos, desde a agricultura até a indústria, impactando pequenas, médias e grandes empresas.”
O curso gratuito de IA é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo em parceria com a StartSe de forma online e permite que o estudante o realize quando e onde quiser. A jornada de aprendizado é dividida em quatro módulos. O primeiro desmistifica a IA, demonstrando que qualquer pessoa pode utilizá-la. Já o segundo ensina como integrá-la ao dia a dia, enquanto o terceiro aborda a criação de aplicações para transformar atividades cotidianas em processos mais produtivos. Por fim, a última etapa foca na atualização e no uso de diferentes ferramentas.
“Um profissional que carrega um conhecimento em inteligência artificial, ele pode tanto atender uma demanda já instituída do mercado de trabalho, quanto trazer inovação e aumento de produtividade”, disse Mariana à Agência SP. “Então, de certo, o curso gratuito de IA é uma formação muito importante e relevante para as empresas e para o acesso qualificado ao mundo do trabalho.”