Certificação atesta a qualidade dos processos produtivos e o atendimento aos critérios de segurança alimentar.
Rio Claro acaba de registrar um importante avanço na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico local. Dois novos estabelecimentos, Quitute’s Gourmet e Fina Massa, receberam o credenciamento junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e agora estão aptos a comercializar seus produtos em todo o território nacional.
“Essa conquista mostra o comprometimento desses estabelecimentos em oferecer produtos de qualidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura de Rio Claro, Joaquim Bregadioli. “Quanto mais estabelecimentos credenciados, melhor também para os consumidores, que têm mais opções de consumo de produtos com selo de inspeção”, acrescenta.
Tanto o Quitute’s Gourmet quanto a Massa Fina, classificados como unidades de beneficiamento (entreposto) de carne e produtos cárneos, recebem o selo após realizarem as adequações necessárias, garantindo a qualidade dos processos produtivos e o atendimento aos requisitos exigidos para segurança alimentar. O reconhecimento pelo selo Sisbi é resultado direto do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Claro, e do comprometimento dos produtores e das indústrias locais.
O SIM de Rio Claro possui credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que autoriza o município a conceder o selo Sisbi a estabelecimentos locais. No estado de São Paulo, que possui 645 municípios, apenas oito contam com esse credenciamento. Esse dado reforça a posição de Rio Claro como referência no tema de inspeção e regulamentação de produtos de origem animal.
A fornecimento do selo Sisbi fortalece o setor produtivo local, valorizando o trabalho dos produtores, gerando empregos para o município e garantindo aos consumidores segurança alimentar e qualidade certificada.
“Com mais essa conquista na prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Agricultura, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização do produtor local, a geração de emprego e a garantia da qualidade dos produtos oferecidos à população de todo o Brasil”, reforça o secretário da Agricultura.
Selos de inspeção e suas diferenças
SIM (Serviço de Inspeção Municipal) – permite a comercialização exclusivamente dentro do município onde o produto é fabricado.
SIE (Serviço de Inspeção Estadual) – permite a comercialização dentro do estado onde o produto é fabricado.
SIF (Serviço de Inspeção Federal) – permite a comercialização em todo o território nacional, além das exportações.
Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) – permite a comercialização em todo o território brasileir