Anuncie aqui
Anuncie aqui

Em 8 meses, acompanhamento de mulheres por patrulha da GCM aumenta 488% em Rio Claro

Desde dezembro do ano passado, vítima em situação de perigo pode ligar para o telefone da Patrulha Maria da Penha, o 153, em qualquer hora do dia.

O projeto da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro (SP), a ‘Patrulha Maria da Penha’, registrou um aumento de 488% – de dezembro do ano passado até agosto de 2019 – no número de mulheres acompanhadas após solicitação de medida protetiva devido à violência doméstica na cidade.

Segundo a Guarda Civil Municipal, quando a patrulha foi criada para fazer o acompanhamento das mulheres, a Delegacia de Defesa da Mulher tinha 43 casos registrados. Em agosto desse ano, o número subiu para 253 solicitações.

Na cidade, qualquer mulher que esteja em situação de perigo pode ligar para o telefone da guarda, o 153. O serviço funciona 24h por dia.

Anuncie aqui
Aumento
Luciana acredita que aumento esteja relacionado com a coragem em denunciar — Foto: Paulo Chiari/EPTV

De acordo com os dados da guarda, a patrulha passou a acompanhar 210 mulheres a mais do que no início do projeto, dentro do período de seis meses.

Para a coordenadora da patrulha, Luciana Cristina da Mota Rodrigues, o aumento da procura é uma boa notícia, pois mostra a maior confiança das mulheres em denunciar os casos.

“Antigamente, a Patrulha Maria da Penha aqui em Rio Claro, principalmente, era só no papel. O juiz expedia a medida protetiva e ela tinha o papel, mas sem segurança nenhuma se o autor podia ou não podia ir à casa, porque quem ia verificar isso?”, disse.

Segundo Luciana, os acompanhamentos são feitos nas portas das casas e até por telefone. “Elas se sentem protegidas”, disse.

Gratidão

Uma das vítimas, que preferiu não ser identificada, sofreu uma ameaça dentro da própria casa e precisou do apoio da patrulha.

“Ele chegou e queria dinheiro para comprar droga, mas não tinha dinheiro. Daí ele pegou uma faca, eu fiquei com medo da faca. Aí foi uns gritos aqui, a hora que eu pensei em chamar [a GCM], acho que já tinham chamado, porque chegaram muito rápido aqui. Você tem um amparo todinho deles, são uns anjos da guarda”, disse.

Além da patrulha, de acordo com Luciana, o município tem outras fontes que podem ajudar as mulheres a sair de situações de risco, como o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“Tem que denunciar. Não precisa ficar com um homem que está te batendo, está te maltratando”, disse a coordenadora.

A patrulha
Patrulha Maria da Penha acompanha mulheres vítimas de violência em Rio Claro (SP) — Foto: Paulo Chiari/EPTV

A patrulha é sempre formada por um homem e uma mulher com o objetivo de visitar as casas das vítimas violência doméstica para certificar que nada ruim voltou a acontecer.

O trabalho é feito por quatro equipes, que se revezam no patrulhamento e oferecem atendimento 24h.

Além disso, na sede da guarda existe uma sala especial, onde os chamados são organizados e as medidas protetivas são separadas por gravidade.

Estado
Números de denúncias de violência doméstica aumentaram no estado — Foto: Reprodução/EPTV

A Justiça de São Paulo concedeu 57.240 medidas protetivas de urgência para mulheres em situação de violência doméstica de todo o estado entre janeiro e junho deste ano.

Esse número representa um aumento de 29% na comparação com o mesmo período de 2018, quando 44.483 medidas protetivas foram determinadas judicialmente nos municípios paulistas.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o aumento registrado em 2019 é também a maior variação percentual de um ano para o outro ao longo da série disponibilizada pelo órgão. Os 13% de aumento contabilizados entre 2015 e 2016 era o maior avanço registrado até então.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Siga nossas redes

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Anuncie aqui

Mais notícias policiais

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Suspeito de assalto morre em confronto com equipe do BAEP durante...

Ação policial resulta em fatalidade após roubo de veículo; BAEP age com precisão em operação de alto risco.   Na noite de 12 de março de...

Cinco irmãos adotados por casal gay em Rio Claro recebem certidão...

Documento encerra com final feliz uma história que teve morte de um dos pais em Rio Claro, ajuda do apresentador da Globo Luciano Huck...

Polícia Rodoviária Militar prende suspeito de abigeato e apreende carga irregular...

Ação conjunta resulta na captura de indivíduo com histórico criminal e na apreensão de carne bovina e munições. Em uma ação conjunta entre equipes da...
Anuncie aqui

Vinicius Bueno de Moraes Araujo de Oliveira, 19 anos, foi assassinado...

Mais uma vida ceifada pela violência em Rio Claro enquanto autoridades se mobilizam para esclarecer o crime. Na noite deste sábado (9), por volta das...

Baile da Ressaca do Carnaval Rio-clarense: Celebração da Alegria e Solidariedade...

"Última Chance: Garanta seu Abadá e Participe da Festa Beneficente em Apoio ao Lar Bethel" Após o frenesi do Carnaval, o desejo por mais festa...
Anuncie aqui