Apresentações seguem até domingo de Páscoa no Engenho Central, sempre às 20h. Na Sexta-feira Santa haverá sessão extra às 17h.
O primeiro dia da encenação da Paixão de Cristo de Piracicaba, que em 2025 chega à sua 35ª edição, aconteceu na noite de ontem (quarta-feira – 16), no Parque Engenho Central, no interior de São Paulo. As apresentações seguem hoje (17) e continuam por toda a semana, até o domingo de Páscoa, sempre às 20 horas. Na Sexta-feira Santa (18 de abril), haverá uma sessão extra às 17h.
Pelo segundo ano consecutivo, a direção é da dupla formada por Raul Rozados e Carla Sapuppo. O mesmo se dá com o personagem principal, Charles Mariano é o intérprete de Jesus Cristo novamente nesta edição de 2025.
A realização da 35ª Paixão de Cristo de Piracicaba é da Associação Cultural e Teatral Guarantã, Prefeitura Municipal de Piracicaba, através das Secretarias de Cultura e de Turismo) e Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Os patrocínios são da Caterpillar Brasil e Drogal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Uma das maiores montagens teatrais ao céu aberto do Brasil, emocionando gerações com fé, arte e tradição, a montagem conta com mais de 360 profissionais envolvidos, entre atores, atrizes, produtores e figurantes.
Neste ano, a Paixão de Cristo de Piracicaba traz uma estreia histórica: pela primeira vez, o episódio dos discípulos de Emaús entra na encenação. A cena inédita marca um novo capítulo do espetáculo que já é tradição no calendário cultural do interior paulista.
Além do novo trecho bíblico, o público encontrará um espaço cenográfico redesenhado, com arquibancadas em semicírculo, ampliando a diversidade e a proximidade entre plateia e elenco. A montagem também reforça e amplia o compromisso com acessibilidade, oferecendo Libras, audiodescrição e estrutura adaptada.
A arquibancada é capaz de receber até 2.300 pessoas por sessão. “Será um espetáculo digno da grandiosidade da Associação Guarantã que criou a encenação e a realização por tantos anos”, destacou o presidente da associação Guarantã, Marcelo Torresan.
“A longevidade da Paixão de Cristo de Piracicaba, que é considerada uma das maiores montagens cênicas do Brasil, deve ser exaltada pelos 35 anos e pela dedicação de todo o grupo que, anualmente, se reúne para realizar o espetáculo, permitindo que essa manifestação cultural se prolongue, atraindo cada vez mais público para o teatro e incentivando o aparecimento de novos atores”, completou. “Portanto, convido a todos para assistirem a essa tão simbólica 35ª edição”, concluiu Torresan.
Mais novidades na arquibancada e nos palcos
Uma das novidades desta temporada não estará junto ao elenco, e nem fará parte da encenação. Neste ano, além das novas posições de alguns palcos, a arquibancada terá uma curvatura em suas extremidades dando a aparência de um semicírculo. Diretores do espetáculo pelo segundo ano consecutivo, Raul Rozados e Carla Sapuppo pretendem criar uma arena romana e aproximar o elenco da arquibancada, deixando o público bem mais próximo dos atores durante as cenas.
“Esta será uma das principais mudanças que imprimimos nesta edição da montagem, a ideia é chegar o quanto mais perto das pessoas para que elas sintam como se cada uma estivesse vivenciando aquele episódio”, afirmou Raul, que já teve a peça teatral em outras três oportunidades. “A intenção é fazer com que a arquibancada apresente características de uma arena romana, fechando o cenário nas extremidades”, completou.
Outras mudanças afetarão nos palcos que representam o Sinédrio, a instituição judicial judaica da época e onde Jesus é julgado, o Palácio de Herodes, a residência do rei Herodes, o Grande e de seu pai Herodes Antipas, também terão suas posições invertidas em relação à montagem do ano passado.
Haverá ainda uma grande escadaria em frente ao Palácio de Pilatos, que valorizará muito as cenas realizadas. “Essas mudanças trazem uma outra dinâmica ao espetáculo, pois essas alterações invertem a entrada e a saída dos personagens do elenco no cenário. E isso faz toda a diferença no espaço cênico”, disse Raul.
Acessibilidade
As apresentações terão acessibilidade, com tradução em libras e audiodescrição e área reservada para pessoas com mobilidade reduzida. O Parque do Engenho Central é totalmente acessível, com rampas e banheiros para cadeirantes.
Compra de ingressos
Os ingressos estão à venda online no site www.santocartao.com.br/paixao-de-cristo ou nas bilheterias nos dias das apresentações, a partir das 18h, no Engenho Central.
Fale com a Paixão: 1997106 6532 – Mais informações: www.guaranta.org.br ou (19) 3413-7888.
Estacionamento
Bolsão nas avenidas Beira-Rio (entrada Ponte Pênsil) e Maurice Allain (entrada Mirante). R$ 20 carros | R$ 10 motos, todos os dias. A ponte Estaiada e o acesso pela Ponte do Morato, não permitem a entrada de público para as apresentações.
SERVIÇO
35ª Paixão de Cristo de Piracicaba
Duração 118 min
Quando: De 16 a 20 de abril (de quarta-feira a domingo)
Horário: todos os dias às 20h; sessão extra na Sexta-feira Santa (18 de abril), às 17h
Local: Parque Engenho Central
Endereço: Av. Maurício Allain, 454 – Vila Rezende | Piracicaba/SP
______________