Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos orelhões: mais de 1,3 mil telefones públicos de 42 cidades da região serão retirados das ruas

Araraquara lidera a lista, com 118 aparelhos, seguida por São Carlos (SP), com 107. Anatel começa a retirada definitiva em janeiro, após o fim das concessões de telefonia fixa.

Símbolos de uma época, os chamados “orelhões” vão começar a desaparecer das ruas brasileiras a partir de janeiro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na região, ainda existem 1.339 telefones públicos que devem ser desativados.

Anuncie aqui

Araraquara lidera a lista, com 118 aparelhos, seguida por São Carlos (SP), com 107, Araras, com 104, Rio Claro, com 95, e Leme, com 65.

Já cidades como Águas da Prata, Analândia, Boa Esperança do Sul, Corumbataí e outras 13 da região contam com apenas 15 telefones públicos ativos cada.

Segundo a Anatel, 38 mil aparelhos ainda permanecem no território nacional. A retirada começa agora porque, no ano passado, acabaram as concessões do serviço de telefonia fixa das cinco empresas responsáveis pelos aparelhos.

Com o fim dos contratos, Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefonica deixam de ter a obrigação legal de manter a infraestrutura de telefones públicos.

A extinção dos aparelhos não será imediata em todos os locais. Em janeiro, começa a remoção em massa de carcaças e aparelhos desativados. Os orelhões só devem ser mantidos em cidades onde não há rede de celular disponível. E só até 2028.

O processo de retirada já vinha ocorrendo nos últimos anos. Dados da Anatel mostram que, em 2020, o Brasil tinha ainda cerca de 202 mil orelhões nas ruas.

Como contrapartida pela desativação, a Anatel determinou que as empresas devem redirecionar seus recursos para investimentos em redes de banda larga e telefonia móvel, tecnologias que hoje dominam a comunicação no país.

Dados disponibilizados pela agência mostram que mais de 33 mil orelhões estão ativos, enquanto cerca de 4 mil estão em manutenção.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Shopping Rio Claro tem muitas atrações para entreter as famílias

Atividades gratuitas para crianças e adultos continuam com contação de histórias, na sexta-feira, Encontro de Carros Antigos, no sábado,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Operação “Mutirão” desarticula esquema de tráfico e prende investigado apontado como...

Ação da Polícia Civil, com apoio da Força Tática, resultou na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e apetrechos utilizados no tráfico. A Polícia Civil do...

Engavetamento entre caminhões interdita Rodovia Fausto Santomauro e mobiliza a Polícia...

Acidente no km 13,5 da SP-127, em Piracicaba, deixou uma vítima em estado grave e causou congestionamento no sentido Rio Claro. Na manhã desta quinta-feira...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Casamba celebra 50 anos em noite histórica ao lado da comunidade...

Festa de aniversário da Amarelo e Branco lota a quadra, confirma o sucesso do Projeto Quintal das Pretas e comemora também mais um ano...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui