Com 29,1°C de temperatura máxima nessa segunda-feira,7 de agosto, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Curitiba teve a tarde mais quente do inverno, que começou em 21 de junho. Mas foi também a tarde mais quente desde o fim de março, quando a temperatura máxima alcançou 29,6°C em 30/3/23.
O calor aumentou em todo o Paraná na segunda-feira antes da chegada de uma frente fria que põe fim ao veranico observado no Sul do Brasil nos últimos dias. O Instituto nacional de meteorologia registrou até 34,9°C em Paranapoema, no norte do estado, e em Morretes, no litoral.
Em Santa Catarina também fez calor. A temperatura nesta segunda-feira ainda chegou aos 28,5°C em Indaial e aos 28,4°C em Florianópolis.
Queda da temperatura
No Rio Grande do Sul, onde a frente fria chegou primeiro, a temperatura já caiu, depois de um fim de semana quente. Em Porto Alegre, a temperatura chegou aos 31,0°C no domingo, 6 de agosto, a mais alta deste inverno que começou em 21 de junho. Ontem, a temperatura máxima baixou para cerca de 24°C.
Nesta terça-feira, 8, a recente passagem da nova frente fria provoca chuva e queda de temperatura acentuada no Paraná e em Santa Catarina e volta a chover em todo o Rio Grande do Sul.
A temperatura máxima prevista para Curitiba é de apenas 16°C, para Florianópolis de 19°C e em Porto Alegre, o termômetro não deve marcar mais do que 17°C.
Frente fria muda o tempo em São Paulo
Em São Paulo, depois de dias com calor atípico de 30°C, o vento frio da nova frente fria chegou em rajadas moderadas a fortes nesta noite da segunda-feira. Aeroporto Campo de Marte registrou 50 km/h de rajada de vento da direção sul, às 21 horas.
A temperatura caiu 7°C em 38 minutos no aeroporto de Congonhas, com a forte entrada de vento frio de origem polar, associada a chegada da frente fria. A temperatura estava em 26°C às 20h e caiu para 19°C, às 20h38, com vento da direção sudoeste com 37 km/h e rajada de 55 km/h.
A temperatura máxima prevista para esta terça-feira é de apenas 23°C, com previsão de chuva. Ainda deve chover amanhã, mas na quinta e na sexta-feira, o calor e o tempo seco voltam a predominar. Porém, nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo no sábado, 12 de agosto.
Semana de muita chuva no Sul do Brasil
Muitas áreas de instabilidade vão passar sobre o Sul do Brasil nos próximos dias deixando nuvens carregadas nos três estados. Até a próxima sexta-feira, fortes pancadas de chuva podem ocorrer em toda a Região Sul.