Anuncie aqui
Anuncie aqui

Frio intenso marca o Centro-Sul com geada e manhãs geladas

Massa de ar polar avança pelo Brasil e provoca manhãs geladas, geada no Sul e previsão de recordes de frio em São Paulo.

A semana começou com mudanças significativas no tempo em várias regiões do país. Uma frente fria que se desloca em direção ao Nordeste brasileiro e ainda atua sobre parte do Sudeste favoreceu o avanço de uma massa de ar polar, trazendo ar mais seco e frio para o Centro-Sul do Brasil. A tendência é que o frio persista ao longo dos próximos dias, mantendo as temperaturas amenas e com pouca chuva.

Anuncie aqui

Frio presente no Centro-Sul

Outono é, por natureza, uma estação de transição no Brasil, marcado pela passagem de dias ainda quentes no início para condições mais amenas e frias ao final dela. E nos próximos dias, a atuação da massa de ar polar deixa esta semana com temperaturas muito baixas, especialmente no Sul do país. Áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo também devem sentir o impacto desse resfriamento.

Geada no Sul: sinal de frio intenso

No Sul do Brasil, as temperaturas serão as mais baixas do país em diversas localidades. A previsão indica geada em várias áreas da região, reforçando a presença do ar frio intenso. Mas por que a geada é considerada um indicativo de frio forte?

A formação da geada exige que a temperatura seja baixa. Embora as medições padrão de temperatura do ar possam indicar valores entre 3°C e 4°C, o resfriamento mais intenso na superfície durante a madrugada em noites de céu limpo, vento fraco e ar seco favorece o congelamento do orvalho próximo a superfície. Esses são os elementos típicos de uma forte massa de ar polar. Assim, a previsão de geada é um sinal claro de que o frio não está apenas no ar, mas também no solo.

 

Figura 1- Previsão de geada para essa terça-feira 29 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.

São Paulo: semana de manhãs geladas
O estado de São Paulo deverá sentir de forma mais intensa a sequência de dias gelados ao longo desta semana. As mínimas previstas para a capital e para cidades do interior indicam temperaturas bastante baixas, reforçando o cenário típico de outono.

Além do frio generalizado, há atenção especial para a possibilidade de novos recordes de menor temperatura do ano na cidade de São Paulo. Atualmente, o recorde é de 15,4°C, registrado nos dias 6 e 22 de abril. Segundo as previsões, há chance de que esse valor seja superado já nesta terça-feira (29/04), com mínima prevista de 15,0°C durante a noite. A expectativa é de queda ainda mais expressiva na quarta-feira (30/04), com mínima prevista de 14°C, e novamente na quinta-feira (1º/05), quando a temperatura pode atingir 13°C, consolidando um novo recorde para 2025 até agora.
por taboola
Alerta: estado de São Paulo volta a receber temporais
ClimaTempo
Previsão para 15 dias Dez de Maio – PR
ClimaTempo
Chuva segue persistente em São Paulo ao longo da semana
ClimaTempo
Chuva passa de 200 mm e frio avança em São Paulo
ClimaTempo

Destaques de temperatura mínima no estado de São Paulo:

Terça-feira (29/04):
São Bento do Sapucaí (13°C), Campos do Jordão (13°C), Salesópolis (14°C), entre outras cidades do interior.

Quarta-feira (30/04):
Campos do Jordão (12°C), Salesópolis (12°C), Aguaí (13°C), Santo André (13°C).

Quinta-feira (01/05):
Campos do Jordão (10°C), São Bento do Sapucaí (11°C), Itirapina (12°C).

Sexta-feira (02/05):
Campos do Jordão (10°C), São Bento do Sapucaí (10°C), Pedra Bela (11°C).

Mato Grosso do Sul também terá frio
Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul também terá destaque para as temperaturas mínimas mais baixas do país nesta semana, especialmente em cidades do sul do estado.

Destaques de temperatura mínima no Mato Grosso do Sul:

Terça-feira:
Paranhos (11°C), Amambai (11°C), Tacuru (11°C), Coronel Sapucaia (11°C), Ponta Porã (11°C).

Quarta-feira:
Sete Quedas (11°C), Paranhos (11°C), Aral Moreira (11°C), Bela Vista (12°C), Tacuru (12°C).

Essas condições devem persistir ao longo da semana, favorecendo manhãs frias e tardes mais agradáveis.

E a chuva?
A semana será marcada por pouca chuva na maior parte das regiões. As exceções ficam para a faixa oeste do Rio Grande do Sul, o litoral de São Paulo, o norte paulista e o norte de Mato Grosso, onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva.

No restante do Centro-Sul, a tendência é de predomínio de sol, céu aberto e ar seco, especialmente a partir de quarta-feira, reforçando a sensação de frio nas primeiras horas do dia e temperaturas mais agradáveis à tarde.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Campo de girassóis encanta visitantes na zona rural de Rio Claro

Florada exuberante atrai centenas de pessoas ao Km 7 da Estrada Municipal Ajapi/Rio Claro   O cenário é de tirar o...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Execução brutal: jovem é morto com mais de 60 disparos dentro...

Vítima de 25 anos, com passagens criminais, foi surpreendida por grupo fortemente armado; criminosos invadiram residência, dispararam fuzis e roubaram celulares da família. Um homicídio...

ROCAM captura foragido com dois mandados de prisão no Centro de...

Condenado com diversas passagens pela polícia foi detido na tarde de segunda-feira durante patrulhamento; ele permaneceu preso à disposição da Justiça. Na tarde de segunda-feira...

Partida de futebol entre adolescentes termina em tumulto e tentativa de...

Confronto entre jogadores evoluiu para briga entre familiares; cinco pessoas ficaram feridas e mulher tentou atingir jovem com o carro Uma partida de futebol entre...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Frio histórico atinge Rio Claro e região com temperaturas negativas e...

Termômetros registram -0,5°C em Rio Claro e -2,8°C em Corumbataí; produtores rurais relatam prejuízos e consumidores podem sentir impactos nos próximos dias. Por: Ana Murbach A...
Anuncie aqui