Anuncie aqui
Anuncie aqui

GAECO e 10º BAEP deflagram operação contra corrupção na Secretaria de Cultura de Rio Claro

Ex-vereador e atual parlamentar é investigado por desvio de R$ 814 mil; Justiça determina sequestro de bens e quebra de sigilos.

 

Anuncie aqui

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação Apropriação Cultural, investigando um esquema de desvio de recursos públicos na Secretaria de Cultura de Rio Claro. A ação contou com o apoio do 10º BAEP – Batalhão de Ações Especiais de Polícia.

As investigações apontam para a prática de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa, envolvendo um ex-secretário de cultura e vereador que já integrou o Executivo municipal e empresários do setor artístico. De acordo com o apurado, empresas foram criadas e contratadas sem licitação para a realização de eventos culturais, recebendo repasses da Prefeitura que, em parte, retornavam à conta pessoal do secretário e atual vereador.

Entre os anos de 2022 e 2024, a Prefeitura efetuou pagamentos no total de R$ 814.900,00 às empresas investigadas. Diante das irregularidades, a Justiça determinou o sequestro de bens dos envolvidos no mesmo valor, visando garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Na operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em locais estratégicos, incluindo a residência dos investigados e o gabinete do vereador. Celulares, documentos e uma arma de fogo foram apreendidos e apresentados no Plantão Policial local. O casal proprietário das empresas suspeitas não foi encontrado e está foragido no Estado da Bahia.

A Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, cujos dados serão analisados para complementar as informações obtidas nas apreensões.

O vereador investigado ocupou o cargo no Legislativo municipal entre 2017 e 2020 e, posteriormente, foi nomeado secretário de Cultura entre 2021 e 2024. Em 2024, foi eleito novamente para a Câmara Municipal, tomando posse em 1º de janeiro de 2025, mas continuou atuando na Secretaria de Cultura e participando de eventos da pasta, como Escolha da Rainha do Carnaval e Aniversário do Grêmio dos Seresteiros de Rio Claro.

A Operação Apropriação Cultural contou com a participação de três promotores de Justiça, um analista jurídico e 20 policiais militares do 10º BAEP, de Piracicaba. As investigações continuam para aprofundar o esquema e identificar outros possíveis envolvidos.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Obras na SP 304 em Piracicaba avançam com mudanças viárias para melhorar fluidez

Mudanças no fluxo de veículos garantem trânsito mais rápido e seguro enquanto avançam as intervenções na rodovia. As obras de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Após cair sobre mesa de vidro, homem fere irmão com caco...

Crime aconteceu no bairro Mãe Preta após briga familiar; agressor foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por traição. Uma briga entre irmãos...

Condutor embriagado é preso após fugir da PM em Rio Claro

Motorista desobedeceu ordem de parada e trafegava de forma perigosa pela Vila Alemã; prisão foi realizada na madrugada de sexta-feira. Na madrugada desta sexta-feira (2),...

Jogador que mais atuou pelo Velo Clube, Rafael Ribeiro enaltece campanha...

De volta à elite após quase 50 anos, o Velo Clube fez história nesta edição do Campeonato Paulista. Além de garantir a permanência na...
Anuncie aqui

Foragido da Justiça é capturado pela PM em Rio Claro durante...

Indivíduo foi localizado no bairro Regina Picelli enquanto conduzia uma motocicleta; ele foi detido e permaneceu à disposição da Justiça. Na madrugada desta quarta-feira (07),...

Um dos melhores laterais do Paulistão, Yuri Ferraz vibra com campanha...

Faltam palavras para descrever a campanha do Velo Clube no Paulistão até para aqueles que viveram intensamente. O time simplesmente estava fora da elite...
Anuncie aqui