Fábrica de São Bernardo teve fechamento anunciado em fevereiro; intermediação da gestão estadual permitirá manter 850 postos de trabalho
O Governador João Doria anunciou, nesta terça-feira (3), que o Grupo Caoa vai comprar a unidade da Ford, no município de São Bernardo do Campo. O Presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, e o Presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, participaram de entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes e deram detalhes da negociação.
“O Governo do Estado assumiu o papel de buscar um potencial comprador para esta fábrica. Comprador este que deveria, necessariamente, preservar os empregos ali existentes”, afirmou o Governador. “Buscamos uma solução que permitisse a preservação dos empregos dos metalúrgicos e prestadores de serviço na unidade de São Bernardo do Campo. É dever do Governo do Estado de São Paulo preservar e gerar empregos”, destacou Doria.
A operação da compra será feita em duas etapas. A primeira irá durar de 35 a 45 dias e é conhecida como “due diligence” – termo utilizado no âmbito de aquisições corporativas que se refere ao processo de análise das informação sobre a empresa à venda. Com os resultados, a compra da fábrica da Ford pelo Grupo Caoa será oficializada em seguida.
Após o período de análise, será possível dizer qual veículo a unidade de São Bernardo do Campo poderá passar a fabricar pelo Grupo Caoa, além da continuidade da produção de caminhões, já garantida.
“Agora entra uma etapa de entendimento entre duas grandes empresas. Aliás, o Grupo Caoa é distribuidor Ford há mais de 40 anos, com uma relação bastante estabilizada com a Ford Motors Company”, concluiu Doria.
Com o acordo, a Caoa manterá, em um primeiro momento, os cerca de 850 empregos ligados à unidade do ABC paulista.
O Presidente do Grupo, Caoa Carlos Alberto de Oliveira Andrade, destacou o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de São Bernardo para a interlocução entre as empresas e falou sobre os planos para a unidade. “O objetivo é torná-la [a fábrica em São Bernardo] viável, lucrativa e produtiva. E que ela crie empregos, que crie riquezas para o país e que traga muitas alegrias para todos em São Bernardo e no Brasil”, afirmou Andrade.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo