Operação intensiva de fiscalização resulta na retirada de circulação de motos barulhentas e irregulares.
No rastro das comemorações de Natal, a Guarda Civil de Rio Claro desencadeou uma operação implacável para coibir o excesso de ruído provocado por motocicletas em toda a cidade. Sob as diretrizes do Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, e da Comandante da Guarda Civil, Joelma Borges de Assunção da Silva, as equipes intensificaram as fiscalizações nos bairros, mirando especificamente as motos que infringiam normas de segurança e ordem pública.
Entre os dias 27 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024, os agentes da Guarda Civil apreenderam um total de 29 motocicletas, sendo que 15 foram retiradas de circulação devido ao excesso de ruído perturbador. As outras 14 foram recolhidas por diversas irregularidades, como falta de emplacamento, ausência de equipamentos obrigatórios (farol, luz de seta e espelhos retrovisores), falta de licenciamento, numeração do chassi suprimida e motos adquiridas em leilão.
As ações coordenadas pela Guarda Civil, em colaboração com a Polícia Militar, aliadas ao patrulhamento preventivo e ostensivo em todos os bairros, culminaram em resultados expressivos na preservação da lei e da ordem. Considerando as apreensões realizadas desde o início de dezembro até o último dia 26, um total de 79 motocicletas foram retiradas de circulação pela Guarda Civil, demonstrando o compromisso das autoridades locais em manter a segurança e a paz para todos os cidadãos.