Anuncie aqui
Anuncie aqui

Hospital de Matão tem UTI lotada e diretor técnico defende restrição de circulação: ‘remédio amargo’

Unidade tem 23 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, mas chegou a ter 27 pacientes no último mês.

O Hospital Carlos Fernando Malzoni de Matão (SP) vive um momento de alerta com 100% dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19 lotados. Para o diretor técnico da unidade, Cesar Minelli, restringir a circulação de pessoas seria uma alternativa para diminuir os casos de infecção a curto prazo.

Anuncie aqui

Segundo o médico, em meio ao ritmo lento de vacinação que ocorre em todo o país, Matão deveria adotar um bloqueio de sete a dez dias para tentar reverter a situação do município de pouco mais de 83 mil habitantes que registra 4.479 casos da doença e 120 mortes desde o início da pandemia (veja a entrevista completa abaixo).

“Esse é um remédio amargo, mas não vemos outra solução. Em várias cidades onde foi feito o bloqueio, houve redução de novos casos, internações e queda no número de mortes”, disse Minelli.

Com UTI lotada, diretor do hospital de Matão pede lockdown na cidade

UTI lotada

O Hospital Carlos Fernando Malzoni tem 23 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, mas no último mês chegou a ter 27 pacientes internados.

“Muitas vezes, as vagas ocorrem por óbito de paciente do que por uma alta”, lamenta Minelli.

O médico ressaltou que insistir na conscientização da população é uma medida que não tem apresentado resultado. Segundo ele, as pessoas continuam se reunindo com familiares e amigos, o que aumenta a contaminação.

O secretário de Saúde de Matão, Ademir de Souza, concorda com o diretor do hospital e diz que muitos casos acontecem dentro das casas, onde a prefeitura não consegue fiscalizar.

Segundo o secretário, a prefeitura segue à risca o Plano São Paulo de flexibilização e não tem intenção de decretar um confinamento rigoroso.

“Nós temos um parque industrial do agronegócio muito gande, com cerca de 30 mil trabalhadores que nunca pararam de trabalhar e que cumprem os protocolos. Fazer um lockdown em uma cidade como Matão pode ter o efeito contrário”, argumentou.

Sem garantia

No caso do agravamento da doença, a atual situação dos hospitais dificulta o acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo Minelli, não há garantia de vencer a Covid, mesmo pacientes que recebem todos os cuidados intensivos de fisioterapia respiratória.

“Pacientes intubados estão morrendo, muitos jovens. Nós temos observando uma taxa de mortalidade alta do paciente entre 40 e 55 anos, bem diferente do que foi no ano passado. Não é uma doença tranquila, não é uma gripezinha. Quando alguns pacientes saem da UTI, há sequelas e uma grande dificuldade de respirar”, disse o médico.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

“Starlight – Concertos de Natal” será apresentado no dia 10, em Rio Claro

Show especial estará em cartaz no Centro Cultural Roberto Palmari na terça-feira, às 21h. O diferencial deste espetáculo de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

CIESP Regional Rio Claro celebra 75 anos com evento memorável e...

Noite festiva reúne lideranças, homenagens especiais e música de qualidade para marcar décadas de contribuição ao desenvolvimento industrial   Na sexta-feira, 8 de novembro, o Grupo...
Anuncie aqui

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e...

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...

“Outubro Rosa no Clube Rio Claro Sul: Prevenção e Solidariedade em...

No último dia 29 de outubro, o Clube Rio Claro Sul foi palco de uma noite memorável, marcada pela união em prol de uma...
Anuncie aqui