Anuncie aqui
Anuncie aqui

Hospital de Matão tem UTI lotada e diretor técnico defende restrição de circulação: ‘remédio amargo’

Unidade tem 23 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, mas chegou a ter 27 pacientes no último mês.

O Hospital Carlos Fernando Malzoni de Matão (SP) vive um momento de alerta com 100% dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19 lotados. Para o diretor técnico da unidade, Cesar Minelli, restringir a circulação de pessoas seria uma alternativa para diminuir os casos de infecção a curto prazo.

Anuncie aqui

Segundo o médico, em meio ao ritmo lento de vacinação que ocorre em todo o país, Matão deveria adotar um bloqueio de sete a dez dias para tentar reverter a situação do município de pouco mais de 83 mil habitantes que registra 4.479 casos da doença e 120 mortes desde o início da pandemia (veja a entrevista completa abaixo).

“Esse é um remédio amargo, mas não vemos outra solução. Em várias cidades onde foi feito o bloqueio, houve redução de novos casos, internações e queda no número de mortes”, disse Minelli.

Com UTI lotada, diretor do hospital de Matão pede lockdown na cidade

UTI lotada

O Hospital Carlos Fernando Malzoni tem 23 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, mas no último mês chegou a ter 27 pacientes internados.

“Muitas vezes, as vagas ocorrem por óbito de paciente do que por uma alta”, lamenta Minelli.

O médico ressaltou que insistir na conscientização da população é uma medida que não tem apresentado resultado. Segundo ele, as pessoas continuam se reunindo com familiares e amigos, o que aumenta a contaminação.

O secretário de Saúde de Matão, Ademir de Souza, concorda com o diretor do hospital e diz que muitos casos acontecem dentro das casas, onde a prefeitura não consegue fiscalizar.

Segundo o secretário, a prefeitura segue à risca o Plano São Paulo de flexibilização e não tem intenção de decretar um confinamento rigoroso.

“Nós temos um parque industrial do agronegócio muito gande, com cerca de 30 mil trabalhadores que nunca pararam de trabalhar e que cumprem os protocolos. Fazer um lockdown em uma cidade como Matão pode ter o efeito contrário”, argumentou.

Sem garantia

No caso do agravamento da doença, a atual situação dos hospitais dificulta o acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo Minelli, não há garantia de vencer a Covid, mesmo pacientes que recebem todos os cuidados intensivos de fisioterapia respiratória.

“Pacientes intubados estão morrendo, muitos jovens. Nós temos observando uma taxa de mortalidade alta do paciente entre 40 e 55 anos, bem diferente do que foi no ano passado. Não é uma doença tranquila, não é uma gripezinha. Quando alguns pacientes saem da UTI, há sequelas e uma grande dificuldade de respirar”, disse o médico.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Padre Fábio de Melo faz convite especial para noite inesquecível em Rio Claro

Evento marcado para 25 de maio reunirá fé, emoção e música no Centro de Convenções Rainha da Paz. Ingressos...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Motociclista perde a vida ao colidir com caçamba em avenida movimentada...

Acidente ocorreu na tarde de sábado (17), na Avenida Visconde do Rio Claro; vítima, de 41 anos, morreu no local. GCM atendeu a ocorrência...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e...

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...

Coletiva de Imprensa Esclarece Detalhes do Assassinato de Motorista de Aplicativo...

Delegados afirmam que crime não foi premeditado contra a vítima e revelam motivação financeira dos autores. (Coletiva na íntegra no link ao final da...
Anuncie aqui

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE RIO CLARO ABRE VAGAS EM NOVO PROJETO DE...

Com metodologia inédita, novo projeto acontece na Casa da Cultura Paulo Rodrigues A Orquestra Filarmônica de Rio Claro abriu as inscrições para um novo projeto...

Palestra de Gustavo Segré lota o Grupo Ginástico e encanta público...

No último dia 24 de abril, o tradicional Grupo Ginástico Rioclarense foi palco de um evento que ficará na história de Rio Claro. Promovida...
Anuncie aqui