Em pesquisa realizada pelo Datafolha, marcas da Whirlpool seguem invictas como as mais lembradas pelos consumidores nas categorias de máquina de lavar roupas e geladeira
Referências no mercado brasileiro de eletrodomésticos, as marcas Brastemp e Consul conquistam, mais uma vez, o prêmio Folha Top of Mind, realizado anualmente pelo instituto Datafolha para apontar as empresas mais lembradas pelos consumidores em diversas categorias. Pela 14ª vez, a Brastemp é referência quando o assunto é máquina de lavar roupas, enquanto a Consul recebe o prêmio na categoria de geladeira pelo 30º ano seguido, desde a fundação da pesquisa. As marcas lideram o ranking desde quando as categorias passaram a fazer parte do ranking: máquina de lavar roupa em 2007 e geladeira em 1990.
Considerado o maior e o mais importante levantamento de lembrança de marcas , a pesquisa nacional do Datafolha chegou a sua 30º edição em 2020 e revelou as marcas mais citadas pelos brasileiros em 71 categorias nos setores de alimentação, finanças, saúde e transporte, entre outros. No total, 7.584 entrevistados, com idade a partir de 16 anos, responderam sobre nomes de marcas de produtos e serviços que vêm primeiro à cabeça.
Neste ano, a Consul trouxe um pouco de humor e leveza com a série de Instagram “Na Cozinha, com Paulo Gustavo”. O programa apresentou histórias do público, com comentários de Paulo Gustavo de forma divertida sobre as situações inusitadas compartilhadas nas redes sociais. Com uma campanha nativa do ambiente digital, a série foi criada buscando um relacionamento com as pessoas em isolamento social, contando um pouco sobre esse comportamento curioso de quem adotou uma boca de fogão favorita e aqueles que seguem investigando o sumiço dos pares de meia dentro de casa.
Já Brastemp trouxe o mote “Certeza do que realmente importa” em sua campanha de 2020 para reforçar o posicionamento “Sem dúvida, Brastemp”, consolidando a marca como a melhor escolha em eletrodomésticos. Com foco no momento atual dos consumidores, a campanha buscou mostrar o que realmente importa na vida das pessoas, trazendo como foco as certezas que se tem em família, os bons momentos da convivência em casa, reforçando a presença da marca no cotidiano do brasileiro, que pode confiar na performance e qualidade dos produtos, mesmo diante de um período desafiador. Outra estratégia de comunicação deste ano foi o patrocínio, pelo segundo ano consecutivo, do MasterChef Brasil.