As concessionárias Arteris Intervias e Centrovias – empresas que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo – realizam na manhã desta quarta-feira, dia 11/12, um simulado para atendimento de ocorrência envolvendo produto perigoso e múltiplas vítimas, na SP-191, no dispositivo Km 71 leste/oeste da Rodovia Wilson Finardi, região de Rio Claro/SP. O objetivo principal do exercício é o treinamento das equipes operacionais das concessionárias para realização de sinalização, isolamento, desvios de tráfego, bem como a integração com os demais órgãos externos no atendimento as vítimas e minimizar impactos ambientais. A ação acontecerá no horário das 9h às 11h.
O evento contará com o apoio da Artesp, Polícia Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMU e CETESB. Para a realização da simulação, o tráfego será interditado na pista Leste e desviado para pista Oeste, com a realização de uma Operação “Siga e Pare”, por este motivo, os usuários devem ficar atentos à sinalização do evento e dos trechos que o antecedem. O local é um retorno utilizado por motoristas que circulam de Araras sentido Rio Claro, e por motoristas que circulam pela SP-310 Rodovia Washington Luis, na região de Rio Claro e Ipeúna, com destino a Araras ou propriedades e acessos locais.
Na encenação, uma carreta tanque carregada com etanol, sobre a faixa da direita de rolamento, e logo atrás um veículo utilitário, para que se configure um acidente do tipo colisão traseira, com múltiplas vítimas. Haverá o rompimento da válvula de segurança do tanque, com vazamento, sendo que o produto deve escoar uma caixa de contenção com capacidade de armazenamento para de 30.000 litros, neste local da rodovia.
O sentido Leste será interditado para atendimento da ocorrência, sendo que os usuários serão direcionados para a alça do dispositivo de retorno do Km 72, sendo desviados para o sentido Oeste, onde ocorrera a operação de SIGA/PARE, para que o tráfego não fique retido. Os usuários que estiverem trafegando no sentido Oeste (Araras x Rio Claro) serão orientados a seguir e utilizar o trevo do Km 74 para retorno.
“Essa será uma excelente oportunidade que teremos para o treinamento das nossas equipes e para avaliarmos todos os nossos procedimentos, em casos de acidentes dessa gravidade. Vamos avaliar nosso sistema de comunicação, o tempo de acionamento e resposta das nossas equipes, a operação de resgate médico, bem como a interação com os demais órgãos competentes”, avalia o gerente de operações da Intervias/Centrovias, Rogério Rodrigues.