Prefeitura e Polícia Ambiental farão ações conjuntas de fiscalização na área rural.
O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu na terça-feira (30) no paço municipal a visita de integrantes do comando da Polícia Militar Ambiental (PMA). Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, o prefeito conversou com o comandante da 7ª Companhia da Polícia Ambiental de Rio Claro, capitão Nóbrega; major Rodrigo dos Santos, comandante do 1º Batalhão de Polícia Ambiental; capitão Jeferson, coordenador operacional do 1º Batalhão de Polícia Ambiental; e o major Marcos Pereira, que está deixando a administração municipal para assumir cargo no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a convite do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Dois assuntos foram discutidos na reunião: a inauguração oficial da nova sede da Polícia Ambiental e a formalização de parceria entre a prefeitura e a corporação para realizar ações conjuntas de proteção ao meio ambiente e patrulhamento da área rural. “O município vai colaborar com o que for possível para melhorar a infraestrutura do prédio da companhia e melhor atender os policiais que se dedicam a proteger a população e o meio ambiente”, afirmou o prefeito Juninho da Padaria, lembrando que em 2017 a Polícia Ambiental de Rio Claro foi elevada de pelotão para companhia aumentando o porte da corporação no município.
Em parceria com a Polícia Ambiental, a prefeitura pretende intensificar o patrulhamento ambiental. “Vamos unir forças para intensificar as ações de fiscalização na área rural”, informou o vice-prefeito Bellagamba.
O major Rodrigo dos Santos agradeceu a receptividade do prefeito em firmar compromisso em prol da preservação do meio ambiente na região. “Nosso objetivo é realizar ações conjuntas, e a Polícia Ambiental continuará a intensificar o policiamento na área rural impedindo possíveis delitos”, destaca.
Para o major Marcos Pereira, a reunião discutiu dois assuntos importantes: a sedimentação da Cia. Ambiental em Rio Claro e a integração entre o setor municipal de segurança e a corporação estadual. “Essa proximidade trará benefícios para o município e a comunidade”, observa Pereira que está deixando a gestão municipal. “Apesar do pouco tempo que fiquei na prefeitura deixo um legado com projetos em andamento. Pretendo desenvolver o mesmo trabalho no Instituto Chico Mendes e ajudar Rio Claro no que for possível nessa área”, conclui.