Anuncie aqui
Anuncie aqui

Laboratório da BRK em Rio Claro é destaque em Programa Interlaboratorial

Nos últimos cinco anos, a concessionária teve 70% dos resultados classificados como excelentes e 30% como bons.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Rio Claro, participou da 214ª rodada do Programa Interlaboratorial Proágua Ambiental (PIPA). O programa permite que laboratórios de todo o país envolvidos no controle de qualidade da água e efluentes avaliem o desempenho de seus resultados quando comparados entre si.

Anuncie aqui

A concessionária recebeu uma amostra com as mesmas características que os demais participantes, executou os ensaios analíticos dentro do prazo pré-estabelecido e depois encaminhou os resultados para a PEP PIPA, responsável por avaliá-los.

Dos cinco parâmetros avaliados, em três a BRK obteve resultados excelentes, um bom e um aceitável. Vale destacar que, nos últimos cinco anos a concessionária teve 70% dos resultados classificados como excelentes e 30% como bons. Isso significa que as análises atingiram resultados muito próximos aos valores designados pelas amostras do PIPA, demonstrando alto nível de confiabilidade.

“Isso atesta a proficiência e confiança nos resultados de análises emitidos pelo nosso laboratório e demonstra o controle rigoroso da qualidade dos processos executados na cidade”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Rio Claro.

Monitoramento dos Corpos Hídricos e Processos de Tratamento

No total, a BRK realizou mais de 5.600 análises laboratoriais entre janeiro e novembro deste ano para monitoramento e controle do sistema de esgotamento sanitário, sendo 4.662 análises para o acompanhamento dos cursos d’água. O objetivo é preservar as redes coletoras, os sistemas biológicos de tratamento e, principalmente, o meio ambiente. O volume diário é de 46 milhões de litros de efluentes coletados e tratados no município.

Nos ensaios foram avaliados 22 parâmetros diferentes. Os principais são pH, oxigênio dissolvido (OD), demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos suspensos totais e sólidos sedimentáveis.

São realizadas análises físico-químicas e microbiológicas do efluente bruto, tratado e intermediárias do processo para garantir eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Além dos controles operacionais, há o monitoramento dos pontos a montante e jusante das oito ETE’s que também estão contabilizados no monitoramento de corpos hídricos, totalizando 59 pontos coletados (sendo 55 com frequência mensal e 4 semanal).

O monitoramento preventivo da qualidade das águas dos rios e córregos do município é realizado desde março de 2011. O trabalho é dividido em três grupos de corpos hídricos – Ribeirão Claro, Rio Corumbataí e Córrego da Servidão, e seus respectivos afluentes. A atividade é desempenhada sempre por funcionários da equipe de laboratório da concessionária que, em cada ponto de monitoramento, faz a coleta da água para análises de pH, turbidez, condutividade, temperatura e níveis de oxigênio – OD (oxigênio dissolvido) e DQO (demanda química de oxigênio). Com análises iniciais realizadas no próprio local e, posteriormente, em laboratório, avalia-se as condições de qualidade da água e, em caso de qualquer alteração, inicia-se, de imediato, as buscas pela origem da eventual ocorrência.

“O rigor e a periodicidade das análises e do monitoramento dos resultados do tratamento de esgoto têm como propósito agir preventivamente e monitorar a eficiência da operação e, desta forma, garantir benefícios ao meio ambiente e à comunidade da cidade. Levar o saneamento além do básico é uma meta que traçamos e perseguimos diariamente em nosso trabalho”, complementa o gerente.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

GCM FRUSTRA FUGA DE AGRESSOR APÓS INVASÃO E VIOLÊNCIA CONTRA EX-ESPOSA

Autor foi localizado em outro bairro e preso em flagrante após ameaçar a vítima por mensagens. Na noite de terça-feira,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Militar lança Operação “Mega Cavalo de Aço” para reforçar a...

Ação integrada envolve diversos batalhões da região e intensifica o patrulhamento com foco em crimes praticados com motocicletas. A Polícia Militar do Estado de São...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 entram em nova etapa...

Eixo SP fará o estreitamento da passagem inferior de viaduto, que é utilizada como acesso e retorno, e pede atenção aos motoristas. A Eixo SP...

Morte de hóspede de resort após se engasgar com melancia em...

Testemunha relatou que Carlos Cerasomma de Oliveira Coelho, de 37 anos, estava participando de uma atividade que premiava com uma porção de batata frita...
Anuncie aqui