Oficinas orientaram sobre a produção de receitas de alimentos saudáveis.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social realizou duas oficinas culinárias na semana passada. Uma delas ocorreu no dia 27, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) como parte da programação da 24ª Semana da Mulher. A segunda oficina foi realizada no dia 28 no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), direcionada aos manipuladores de alimentos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e das Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras da secretaria.
Os participantes das oficinas tiveram oportunidade de aprender a fazer receitas saudáveis, como torta de abobrinha, brigadeiro de cenoura e suco de casca de abacaxi com hortelã. “A estratégia da oficina culinária é muito interessante, pois permite o preparo prático das receitas e a explicação de seus benefícios, através de informação sobre os alimentos saudáveis e técnicas culinárias”, observa a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.
As oficinas fazem parte do processo de capacitação de manipuladores que a Secretaria do Desenvolvimento Social realiza bimestralmente. As atividades aconteceram de forma integrada e intersetorial, com participação da nutricionista do Banco de Alimentos, Pamela Amanda Nascimento, que somou esforços com a estagiária em nutrição da secretaria, Ana Beatriz dos Santos Martins, e os gestores municipais da Segurança Alimentar e Nutricional – Larissa Baungartner Zeminian, Proteção Social Básica – Viviane Cristina Geraldo e Proteção Social Especial – Ione Helena Bernardo.
Essa ação faz parte da política de segurança alimentar e nutricional desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Social que abrange, entre outros programas, a Reeducação Alimentar nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Horta Solidária, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Banco de Alimentos.