Projeto foi desenvolvido por alunos da escola Puríssimo.
O paço municipal contará com mais uma importante ferramenta para acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Na sexta-feira (6), alunos da empresa júnior do Colégio Puríssimo entregaram ao prefeito Gustavo mapas táteis do prédio histórico.
“Os alunos e a escola Puríssimo estão de parabéns pela iniciativa, que mostra pessoas comprometidas com o bem-estar da coletividade”, ressaltou o prefeito Gustavo.
Os mapas possuem escrita em alto relevo e também em código braile. Para cada uma das três entradas do prédio foi produzido um mapa que irá orientar e ajudar as pessoas com deficiência visual na localização de cada uma das salas do prédio.
Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou que iniciativas como esta são fundamentais para que tornar Rio Claro uma cidade cada vez mais inclusiva.
Os dispositivos foram produzidos no laboratório do colégio que conta com impressora 3D, scanner 3D e máquina de corte a laser. Na primeira etapa do projeto, os alunos produziram placas com letras em alto relevo e em braile que identificam as salas do prédio. “Os alunos são estimulados a utilizar a tecnologia em benefício da comunidade, de maneira que trabalhamos também o desenvolvimento humano de cada um”, observa Filippi Ongarelli, professor que lidera os alunos no projeto.
A empresa júnior conta com 54 alunos, sendo que nove estão diretamente envolvidos na produção do mapa tátil. São eles: Lethycia Priso; Nicolas Kurth; Vinícius Bentatti; Bruno dos Santos; Lucas Moreira; Metheus Melo; Alexandre Moura Filho; Arthur Sousa; e Lucas Rosolen.