“Polícia Militar Ambiental autua proprietário em Murutinga do Sul por maus-tratos após encontrar bovinos mortos por desnutrição em área de pastagem.”
Em 12 de agosto de 2024, a Polícia Militar Ambiental atendeu a uma ocorrência de degradação ambiental contra a fauna, envolvendo maus-tratos a animais domésticos na zona rural de Murutinga do Sul, São Paulo, nas proximidades de Andradina, conhecida como a terra do “Rei do Gado”. A denúncia, que havia sido registrada anteriormente, indicava que o gado estava morrendo por falta de alimentação.
A equipe, composta pelos Cabos PM Neves e Dos Santos, se deslocou até o Sítio Palmeiras, localizado no bairro Peroba, acompanhada de dois médicos veterinários da Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária Regional de Andradina. Ao chegarem ao local, os veterinários constataram que vários bovinos já haviam morrido devido à desnutrição severa.
Diante da situação, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o proprietário do sítio, baseado no Artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, e aplicada uma multa no valor de R$ 138.000,00. A infração será encaminhada à polícia judiciária do município, em conformidade com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. A multa foi dobrada, considerando a gravidade do ato de maus-tratos que resultou na morte dos animais.