Festa acontece neste sábado, 6 de dezembro, no Grupo Ginástico Rioclarense, marcando o início das ações da gestão que pretende resgatar o título de “Capital da Alegria”.
A nova diretoria da UESCA – União das Escolas de Samba de Rio Claro inicia oficialmente suas atividades com a realização do primeiro evento da gestão, em comemoração ao Dia Nacional do Samba. A festa acontece neste sábado, 6 de dezembro, às 19h, no Bar da Piscina do Grupo Ginástico Rioclarense, e promete reunir sambistas, foliões e admiradores da cultura popular.
A noite será embalada pelas apresentações de Júlio Néri e Kalzô, valorizando artistas da cidade e fortalecendo o vínculo com a comunidade.
Os ingressos custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos diretamente no Grupo Ginástico ou pelo Sympla. Sócios do clube têm entrada gratuita.
Primeiro passo de uma gestão que quer resgatar a tradição
Eleita por unanimidade no dia 19 de novembro, a nova diretoria inicia suas ações com um claro objetivo: resgatar o título de “Capital da Alegria”, marca histórica do carnaval rio-clarense. Composta por profissionais de diferentes áreas, a gestão aposta em organização, planejamento e participação coletiva para fortalecer o carnaval e recolocar Rio Claro no centro da cultura carnavalesca regional.
“O nosso compromisso é fazer o resgate da nossa festa. Rio Claro já foi referência e vamos trabalhar intensamente para devolver esse protagonismo ao nosso Carnaval”, afirma Willian Nagib Filho, presidente da UESCA.
O novo modelo de gestão pretende ampliar o diálogo com as escolas de samba e envolver diversos setores da comunidade. Para a instituição, ao contrário de visões que associam o carnaval a problemas, a festa deve ser vista como oportunidade de desenvolvimento, especialmente para o comércio e serviços.
Prova disso é a participação de Nilson Nicoletti, presidente da ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, como representante da classe na diretoria da UESCA.
“O comércio ganha dinamismo com o aumento do fluxo de visitantes e eventos carnavalescos. Esta gestão representa um avanço para fortalecer a economia criativa e ampliar o potencial cultural da cidade”, destacou Nicoletti.
Impacto social, cultural e econômico
A nova metodologia de trabalho inclui ações participativas, encontros com presidentes das escolas de samba e decisões coletivas. A proposta é garantir transparência, união e investimentos que gerem oportunidades reais.
Entre os pilares da nova gestão estão:
• geração de empregos e renda;
• contratação de profissionais autônomos;
• circulação de mão de obra da cultura, turismo e serviços;
• captação de recursos no setor privado;
• estratégias modernas de marketing e comunicação.
“Esse modelo já é sucesso em grandes eventos do país. Vamos recolocar Rio Claro no mapa do Carnaval e retomar o protagonismo que sempre tivemos”, concluiu o presidente Willian.





