Com investimentos de R$ 5,3 milhões, ações pretendem tornar o tratamento diário de 7,8 milhões de litros de efluentes ainda mais eficiente e seguro para os trabalhadores.
A construção do novo sistema de tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores atingiu 45% de atividades concluídas neste mês de fevereiro. A obra, realizada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, tem como objetivo aumentar a eficiência do tratamento realizado na unidade e garantir mais segurança para os trabalhadores. A expectativa é que seja concluída até o mês de junho deste ano.
No mês de janeiro, as obras avançaram com a conclusão do cimbramento (estruturas de sustentação temporária de formas) e da primeira concretagem da laje, além da finalização das fundações e dos pilares que compõem a superestrutura. A etapa atual envolve a confecção das formas e da armação das paredes e laje, que será dividida em duas fases, com previsão de finalização até 31 de março.
A ETE Flores está localizada no bairro Santa Maria e tem capacidade para tratar 91 litros de efluentes por segundo, totalizando um volume diário de 7,8 milhões de litros. Seu método de tratamento utiliza reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados.
Além da nova estrutura de tratamento preliminar, as obras incluem a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reservas para ampliar a segurança operacional. A proposta é tornar as atividades da operação da estação mais práticas e seguras no dia a dia.
Após a conclusão das formas e armação, as próximas etapas da obra incluem a execução das escadas, lajes superiores e instalações hidromecânicas. O investimento total de R$ 5,3 milhões em melhorias beneficiará diretamente 23 bairros atendidos pela unidade.
As obras do novo tratamento preliminar da ETE Flores podem ser acompanhadas pelas redes sociais e também no site da BRK.
BRK disponibiliza 0800 para contato com os clientes
Para atendimento à população, a BRK mantém disponível 24 horas por dia o telefone 0800 771 0001, com ligação gratuita. Por meio dele, é possível comunicar ocorrências com a rede coletora de esgoto e tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela concessionária.