Anuncie aqui

Open banking: informações dos clientes para a oferta de melhores produtos

Por: Alina Hanssen

Com o open banking os clientes poderão autorizar que suas informações cadastrais e transacionais sejam compartilhadas entre as instituições financeiras, incluindo as fintechs. Com mais informações dos clientes, essas empresas poderão fazer melhor análise de crédito e oferecer, como resultado, produtos financeiros mais adequados e com taxas de juros menores.

A expectativa é de que, em breve, o open banking seja implementado – trata-se de um processo que vem sendo discutido há alguns meses e que depende de autorização do Banco Central. Ao mesmo tempo que inovação e aumento da competitividade são fatores importantes, a segurança no acesso a essas informações são essenciais.

Anuncie aqui

Para as fintechs, o open banking é uma oportunidade de acessar mais informações e oferecer melhores produtos. As fintechs são empresas do mercado de crédito que utilizam tecnologia de forma intensiva oferecendo produtos financeiros inovadores e digitais, como por exemplo, seguros, cartão de crédito, conta corrente digital, etc., o Nubank é um exemplo de fintech. A palavra fintech é a junção de duas palavras financial e technology e segundo dados da Finnovation existem, no Brasil, 504 fintechs operando.

O processo de implementação do open banking partirá de 4 fases; a primeira fase, com data prevista para fevereiro de 2021 e última com previsão em fevereiro de 2022.

Recentemente, os bancos solicitaram o adiamento da primeira fase justificando, que, com a pandemia, as áreas de tecnologia dessas empresas fizeram uma série de novas implementações, e para que o open banking funcione com segurança é necessário que se façam implementações sistêmicas para evitar fraudes.

O open banking é uma inovação que tem o potencial de aumentar a competitividade entre as instituições financeiras, pois possibilita que estas consigam acessar mais informações dos clientes, desde que eles autorizem o acesso a esses dados e, desta forma, oferecer produtos mais adequados às necessidades de cada cliente.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

Abertura de capital – empresas e investidores mais próximos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Feliz 2021 à imprensa e sua costa larga

Por: Eduardo Sócrates Bergamaschi Se você pensa que Bolsonaro é o primeiro a jogar nas largas costas da imprensa a sua própria incapacidade de deixar...

Presidente do TJ mantém paralisado o Plano Diretor

Em recurso do município de Rio Claro, a presidência do Tribunal de Justiça negou a suspensão cautelar de decisão do juiz local que paralisa...

Gratidão

“Joinha”

Sejamos girassóis

Anuncie aqui

Mais notícias

Vereadores denunciam perda de restos mortais em cemitérios de SP

Há queixas de cobrança de preços abusivos para realização de velórios. Vereadores da capital paulista denunciaram casos de perda de restos mortais por cemitérios administrados...

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda Encontro reúne 19 chefes de Estado e de Governo no Rio

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo...

Rio Claro recebe Palco Móvel