Anuncie aqui

Open banking: informações dos clientes para a oferta de melhores produtos

Por: Alina Hanssen

Com o open banking os clientes poderão autorizar que suas informações cadastrais e transacionais sejam compartilhadas entre as instituições financeiras, incluindo as fintechs. Com mais informações dos clientes, essas empresas poderão fazer melhor análise de crédito e oferecer, como resultado, produtos financeiros mais adequados e com taxas de juros menores.

A expectativa é de que, em breve, o open banking seja implementado – trata-se de um processo que vem sendo discutido há alguns meses e que depende de autorização do Banco Central. Ao mesmo tempo que inovação e aumento da competitividade são fatores importantes, a segurança no acesso a essas informações são essenciais.

Anuncie aqui

Para as fintechs, o open banking é uma oportunidade de acessar mais informações e oferecer melhores produtos. As fintechs são empresas do mercado de crédito que utilizam tecnologia de forma intensiva oferecendo produtos financeiros inovadores e digitais, como por exemplo, seguros, cartão de crédito, conta corrente digital, etc., o Nubank é um exemplo de fintech. A palavra fintech é a junção de duas palavras financial e technology e segundo dados da Finnovation existem, no Brasil, 504 fintechs operando.

O processo de implementação do open banking partirá de 4 fases; a primeira fase, com data prevista para fevereiro de 2021 e última com previsão em fevereiro de 2022.

Recentemente, os bancos solicitaram o adiamento da primeira fase justificando, que, com a pandemia, as áreas de tecnologia dessas empresas fizeram uma série de novas implementações, e para que o open banking funcione com segurança é necessário que se façam implementações sistêmicas para evitar fraudes.

O open banking é uma inovação que tem o potencial de aumentar a competitividade entre as instituições financeiras, pois possibilita que estas consigam acessar mais informações dos clientes, desde que eles autorizem o acesso a esses dados e, desta forma, oferecer produtos mais adequados às necessidades de cada cliente.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

Abertura de capital – empresas e investidores mais próximos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

PIX: uma nova forma de fazer transferências e pagamentos

Por: Alina Hassem Atualmente, as transferências bancárias entre clientes de bancos diferentes são feitas por DOC ou TED e, geralmente, a maioria dos bancos cobra...

TCE alerta sobre informações relativas ao combate à Covid

Despacho do conselheiro Antônio Roque Citadini, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no processo 00001864.989.21-5, aponta falhas nas informações referentes ao...
Anuncie aqui

Mais notícias

Violência: Homem é Morto a Tiros em Bar de Rio Claro

Tiago Da Silva Batista, de 39 anos, é Vítima de Assassinato Na noite de terça-feira (30), por volta das 21h57, Tiago Da Silva Batista, 39...

Vem aí o Grande Arraial da Samuca: Celebração Antecipada das Festas Juninas

Junte-se a nós para uma festa cheia de música, dança e solidariedade em prol do Carnaval 2025. Neste feriado de 1º de maio, a equipe...