Seis agremiações se reúnem no Espaço Multiuso a partir das 17h para ajustar os últimos detalhes e levar à avenida o verdadeiro espírito do Carnaval 2026.
O coração do samba volta a pulsar forte em Rio Claro neste sábado (7). A partir das 17 horas, o Espaço Multiuso “Passarela do Samba”, no Jardim América, será palco do tradicional ensaio técnico das escolas de samba da cidade, reunindo ritmistas, passistas, intérpretes, diretores e amantes da folia em um verdadeiro espetáculo de preparação e alegria.
O ensaio técnico é um dos momentos mais importantes do calendário carnavalesco. É quando os diretores de harmonia, mestres de bateria e equipes de organização conferem minuciosamente cada detalhe que compõe o desfile oficial. Tempo de evolução, recuo de bateria, alinhamento de alas, sonorização, equipe técnica também testam os monitoramentos e iluminação da passarela são testados com precisão para garantir que, na grande noite, tudo aconteça de forma impecável.
A programação promete emoção do começo ao fim. A abertura ficará por conta da Ritmo Alvinegro, às 17h, seguida pela Embaixadores do Samba (18h), A Casamba (19h), Grasifs Voz do Morro (20h), Samuca (21h) e, encerrando a noite, a UVA, às 22h. Cada escola terá cerca de 50 minutos para ocupar a avenida, simulando as condições reais do desfile e ajustando os últimos detalhes para brilhar no Carnaval 2026.
Mais do que um simples aquecimento, o ensaio técnico é um verdadeiro espetáculo aberto ao público e uma oportunidade única para a comunidade sentir de perto a vibração do samba, prestigiar o talento das agremiações e já entrar no clima da festa mais popular do país. O evento integra a programação oficial do Carnaval 2026, que promete transformar Rio Claro, mais uma vez, na autêntica “capital da alegria”, celebrando a cultura, a tradição e a força do samba local.





