Pista terá 8 metros de largura por 470 de extensão, sendo que o ideal seria de 9 a 10 metros de largura
Na última semana a Prefeitura de Rio Claro iniciou obras de revitalização da ‘Praça de Eventos’, localizada no canteiro central da Avenida Brasil, entre as Avenidas M-25 e M-33 no bairro Jardim Floridiana.
A informação acabou gerando inúmeros comentários nas redes sociais questionando a construção da Passarela do Samba. Enquanto os fãs de carnaval festejam o início das obras da ‘Passarela do Samba’ e a possível volta do carnaval, outros questionam a metragem de 8 metros de largura e 470 metros de comprimento.
O Cidade Azul Notícias foi ouvir o autor da emenda parlamentar, Hernani Leonhardt, e o ex-presidente do COC (Comissão Organizadora do Carnaval), Vagner Llari, sobre o tema.
“Logo que iniciei meu trabalho na Câmara Municipal em 2017, fui até Brasília em busca de recursos para diversas áreas e junto ao então deputado federal Nelson Marquezeli, conseguimos através do Programa de Projetos de Infra- Estrutura Turística uma verba no valor de R$ 243.750,00 para investimentos de infraestrutura turística e a contrapartida do município sendo de R$ 82.744,60”, comentou o vereador Hernani.
O vereador explicou ainda que no primeiro semestre de 2018 a Prefeitura elaborou o projeto e o mesmo foi aprovado pelo Ministério do Turismo. “Desde então o projeto ficou paralisado aguardando a licitação para iniciar as obras”, disse Leonhardt que ressaltou ainda que parte do dinheiro já havia sido depositado após a aprovação do projeto e que em nenhum momento foi informado sobre as medidas que seriam feitas. “Só tive apenas o conhecimento de que seria uma passarela para múltiplos eventos e nada mais”, conclui.
O ex-presidente do COC (Comissão Organizadora do Carnaval), Vagner Llari, também opinou sobre a construção da ‘Passarela do Samba’ naquele local. “Este projeto até onde sei não está incluso uma área de concentração e uma área de escape, apenas a pista. Caso tenhamos desfile ano que vem, onde ficariam os carros alegóricos? No barro?. E quando terminarem o desfile, vão para o meio da rua com os carros e as alas? O mais sensato é terraplanar onde tinha a pista de mountain-bike para ser feita a dispersão.”, diz Llari.
Vagner questionou a metragem definida de 8 metros de largura e 470 metros de extensão. “No Rio de Janeiro a pista tem 13 metros de largura e 730 de extensão e em São Paulo são 13 metros de largura por 530 de extensão. O mínimo em Rio Claro, para se ter um desfile é de 9 a 10 metros. Menos que isso é dinheiro sendo desperdiçado”, finaliza Vagner.
Na página do Facebook do Prefeito João Teixeira Junior, alguns internautas comentaram na postagem, dizendo que existem outras prioridades. “E os bairros da cidade continuam parecendo queijo suíço, só buracos. É lamentável pagarmos nossos impostos e ver nossas ruas e avenidas no estado que estão”, outro diz que “Tem coisas mais importantes para a prefeitura fazer na periferia, mas o prefeito gosta de cuidar apenas dos bairros nobres e a periferia fica abandonada”.
Vale ressaltar que a verba é ‘carimbada’ pelo Ministério do Turismo, podendo ser usada apenas no turismo, como desfile cívico, exposições, feiras, eventos religiosos e até mesmo o Carnaval, e não podendo ser destinada para educação, saúde ou segurança e anseios da população.