A Polícia Militar de Rio Claro esclareceu na tarde de terça-feira (23) o furto do busto do patrono da Escola Estadual Joaquim Ribeiro ocorrido no último dia 16. Na ocasião o local foi invadido pelo portão da frente e uma das vidraças da porta de entrada foi quebrada.
Uma viatura da Ronda Escolar realizava patrulhamento próximo a Escola Estadual Januário Pezzotti, no bairro Jardim Novo, quando avistaram um veículo Ford Ka de cor azul em atitude suspeita, onde era de conhecimento dos policiais que o veículo tinha participado do furto na Escola Joaquim Ribeiro, onde foi levado um busto de bronze do patrono da escola.
Com o apoio do Cgp, Vtr 114, Vtr Apoio Tático foi abordado o veículo e devido as características baterem com o autor do furto, ele foi indagado e o mesmo confessou a autoria do crime, indicando o local onde vendeu a estátua.
As equipes se deslocaram até o local onde foi vendido o busto e em contato com a proprietária, a mesma negou a compra, porém durante buscas no estabelecimento foi logrado êxito em localizar a estátua, porém estava quebrada pronta para a venda.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo juntamente com a proprietária do local, onde foram apresentados na Delegacia de Investigações Gerais, e elaborado Bopc de Recepção/Furto a Patrimônio Público esclarecido.
Após o registro da ocorrência ambos foram ouvidos e liberados.