Ação conjunta realizou 478 testes passivos do etilômetro e resultou em autuações e apreensões para coibir a mistura de álcool e direção.
Na última sexta-feira (21), Rio Claro foi palco da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) com o apoio da Polícia Militar do 37º Batalhão. O objetivo foi reforçar a fiscalização e reduzir sinistros causados pela perigosa combinação de álcool e direção.
A operação ocorreu em um único ponto de bloqueio, na Rua 3, entre as Avenidas 32 e 34, conforme solicitação do Detran-SP. Durante a ação, foram realizados 478 testes passivos de etilômetro, que indicam possíveis condutores que possam ter ingerido bebida alcoólica. Desse total, 30 motoristas recusaram-se a fazer o teste, sendo autuados conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além disso, foram registradas 15 infrações diversas, e um condutor foi autuado pelo crime de embriaguez ao volante (artigo 306 do CTB), sendo liberado após pagamento de fiança. A fiscalização também resultou na apreensão de 8 motocicletas e 2 automóveis, totalizando 10 veículos recolhidos. No total, 30 carros e 11 motos foram abordados, e 68 condutores foram qualificados.
A ODSI reforça o compromisso do Detran-SP e da Polícia Militar com a segurança viária. A integração entre as forças de fiscalização e o uso de tecnologia, como a plataforma Infosiga—Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito—permitem uma atuação mais eficiente no combate à alcoolemia ao volante, prevenindo acidentes e salvando vidas.