Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Militar forma 89 capitães em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Reconhecido como mestrado, programa desenvolve potencialidades, aprimora e amplia conhecimentos profissionais dos alunos

A Polícia Militar formou 89 capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), em solenidade realizada na manhã de quinta-feira (5), no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital. A turma é composta por 75 PMs do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), sendo um do Estado do Maranhão, e 14 do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS).

O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os policiais militares se tornem aptos ao posto de major, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM.

“Na coroa da PM a joia está naquele órgão que forma, aperfeiçoa e busca fazer com que as pessoas que nos seguem sejam melhor do que somos”, disse o Secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “Por isso, eu vibro em cada formatura e agradeço à estrutura que permite isso funcionar”, completou.

Anuncie aqui

A influência positiva dos familiares no processo de formação dos capitães foi destacada durante o evento. “É um momento de alegria, de comemoração e exaltação ao preparo do policial militar. Quero agradecer às pessoas que estão ao lado dos senhores [formandos], que os ensinaram a andar, conviver e acreditar em um mundo melhor. Por isso os senhores cruzaram os portões do Barro Branco”, destacou o Comandante Geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

“Os senhores ofertaram uma fortaleza familiar capaz de manter esses capitães seguros para concluir esse curso. Vocês acreditaram na integridade da PM e permitiram que seus filhos pudessem estar em nossas fileiras há quase 20 anos”, afirmou o Comandante do Centro de Altos Estudos de Segurança Pública (Caes), coronel Eduardo Fernandes.

A turma de formandos elegeu o coronel Fernando Alencar Medeiros, subcomandante geral, como paraninfo da turma. “O coronel Alencar ensinou os senhores a marchar, a serem oficiais e está ao meu lado orgulhoso de vê-los”, afirmou o coronel Salles. “Agradecemos ao nosso querido paraninfo. Esses conhecimentos, somados aos anos de experiência, nos permitirão um futuro promissor no combate ao crime e para promover a melhor sensação de segurança”, complementou o orador da turma, capitão Anderson Barbosa Casado.

Como patrono foi eleito o major Carlos José Benassi, que morreu em janeiro do ano passado. A esposa dele, Sirlei Scarite Albino Benassi, recebeu a homenagem pelo major.

Medalha Pedro Dias de Campos

O primeiro colocado no curso, Wanderley Turolla Alves Cardoso, que atua no 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Bragança Paulista, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos. A honraria, instituída por meio de decreto em 1975, foi entregue em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. Essa é a terceira vez que o policial recebe a medalha.

Os capitães Rogerio Mariano de Lima e Celso Ricardo e Souza, concluíram o mestrado como 2º e 3º colocados, respectivamente, e receberam o diploma do general Campos e do coronel Salles. Os demais formandos tiveram os certificados entregues por seus padrinhos, familiares e amigos.

Sobre o curso

Para participar do processo seletivo interno e ingressar no curso, os oficiais precisam estar há pelo menos três anos no posto de capitão. O grupo iniciou o curso em 4 de fevereiro deste ano e, ao longo de 616 horas-aula presenciais, estudaram diversas disciplinas, como Ética, Direitos Humanos, Atualização Jurídica, Tiro Defensivo na Preservação da Vida, Administração de Projetos e Gestão de Polícia.

O CAO proporciona ao oficial estudos de alto nível, necessários ao desenvolvimento de potencialidades. Os alunos desenvolvem uma tese dissertativa que é apresentada a uma banca como trabalho de conclusão de curso. As teses devem ter temas de interesse da segurança pública, que permitam inovações nos métodos e processos em uso na instituição.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Siga nossas redes

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Anuncie aqui

Mais notícias policiais

Anuncie aqui
Anuncie aqui

‘Era ele quem me dava forças’, diz mãe de adolescente que...

Vítima é de Rio Claro. Corpo foi encontrado submerso em rio de um complexo turístico em Brotas. Era eu, ele e a minha filha. Ele...

Velório de Padre Jocelir será realizado nesta quinta-feira, das 8h30 às...

Rio Claro lamenta a perda do líder religioso; celebrações de fé ocorrerão ao longo do dia em sua homenagem. Rio Claro está em luto pelo...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

“Outubro Rosa no Clube Rio Claro Sul: Prevenção e Solidariedade em...

No último dia 29 de outubro, o Clube Rio Claro Sul foi palco de uma noite memorável, marcada pela união em prol de uma...

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e...

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...
Anuncie aqui