Agentes da Rota e Batalhão de Choque participam das atividades de formação nas futuras unidades dos Batalhões de Ações Especiais de Polícia
Policiais militares do 10º (Piracicaba) e 11º (Ribeirão Preto) Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) começaram mais uma etapa do treinamento. As aulas visam o início das atividades operacionais desses batalhões, previsto para dezembro. Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
Nesta fase, os agentes desenvolvem atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos, com a instrução de policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), do Comando de Operações Especiais (COE), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e equipes do 2º e 3º Batalhões de Choque.
Com cinco semanas de duração, o treinamento dos policiais do 10º Baep, em Piracicaba, começou na segunda-feira (11). No 11º Baep (Ribeirão Preto), o curso começou dia 4.
O 10º Baep contará com três grupos do Canil, um na cidade e os outros dois em Rio Claro e Sumaré. Ribeirão Preto receberá o 11° Baep, que além de cinco grupos do Canil, distribuídos na cidade e nos municípios de Araraquara, Franca, Barretos e Sertãozinho, terá um grupo Montado.
As duas unidades contarão com um efetivo de mais de 250 PMs, com apoio de 30 viaturas, além de armas e equipamentos de última geração. A ampliação dos Baeps vai ao encontro da promessa do Governo do Estado para instalação de 17 novas unidades especializadas em São Paulo.
Atualmente, o Estado conta com noves Baep em funcionamento em Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da capital.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo