Mesmo com a pandemia de coronavírus ainda longe de ser superada no país, banhistas promoveram aglomerações e deixaram de usar máscara de proteção.
As praias ficaram cheias em vários pontos do Brasil neste sábado (5), no primeiro dia do feriado prolongado da Independência.
Mesmo com a pandemia de coronavírus ainda longe de ser superada no país, os banhistas promoveram aglomerações e muitos foram flagrados sem a máscara de proteção.
São Paulo
No Estado de São Paulo, houve congestionamento nas estradas que levam para as praias.
As rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes apresentaram congestionamento, no início da noite dessa sexta-feira e na manhã deste sábado (5) ouve operação comboio.
Até ás 12 horas, deste sábado (5), 122 mil veículos desceram para o litoral paulista, de acordo com balanço da concessionária Ecovias.
Em Caraguatatuba, no litoral norte, as praias ficaram cheias neste sábado. Segundo prefeitura, a expectativa é de que entre 70% e 80% dos hotéis e pousadas da cidade estejam ocupados. Em São Sebastião, as praias também receberam muitos banhistas. A prefeitura estima que 60 mil turistas devem visitar a cidade no feriado.
Em Santos, os banhistas foram flagrados cometendo irregularidades. Houve aglomeração e muitos não usaram máscara.
No município de Praia Grande pela manhã a praia estava bastante tranquila a grande extensão de areia favoreceu o isolamento. As barracas de praia estavam operando porém não dispunham guarda-sol e cadeiras. No início da tarde o tempo nublado e o vento afugentou os banhistas. Porém, em alguns restaurantes havia acumulo de pessoas. Não foi respeitado distanciamento entre as mesas e em alguns estabelecimentos funcionários sem máscaras ou melhor usando-as de forma irregular.
Rio de Janeiro
Na cidade do Rio, a orientação da prefeitura de não ocupar a faixa de areia com barracas e cadeiras foi desrespeitada por quem frequentou as praias. Os banhistas também não mantiveram o distanciamento exigido e descumpriram a determinação de só dar um mergulho e sair do mar.
Para o feriado da Independência, a cidade está com ocupação de mais de 40% nos hotéis.
Ceará
Em Jericoacoara, no Litoral Oeste, a rede hoteleira está com 100% de ocupação. Vários turistas foram vistos sem o uso de máscaras e desrespeitando as medidas de proteção contra o novo coronavírus.
Espírito Santo
No Espírito Santo, as praias de Guarapari também ficaram cheias. Até sexta-feira (4), a presença de banhistas e vendedores estava proibida no litoral do município por conta da pandemia do novo coronavírus e era permitido apenas caminhar na areia.
Guarapari é um dos principais destinos do litoral capixaba e costuma receber milhares de turistas de Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro nos feriados e nos verões.
Pernambuco
Já na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o movimento foi tranquilo neste primeiro sábado após o governo do estado liberar a retomada do comércio e da presença dos barraqueiros no litoral, mediante ao respeito de regras.
A segunda-feira (7), feriado do Dia da Independência, é considerada pelos recifenses a abertura informal do verão.
Fonte: G1