Vizinhos reclamam de sujeira, acúmulo de água e falta de cuidados. Município afirma que faz manutenção e aguarda verba para fazer do lugar o Centro de Inovação Tecnológica.
O complexo de prédios, que pertenceu à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e foi cedido à Prefeitura de Rio Claro (SP) há cerca de 5 anos, está em situação de abandono. Os vizinhos que moram no bairro Santana reclamam da sujeira, acúmulo de água e falta de cuidados com o espaço, onde funcionará o Centro de Inovação Tecnológica da cidade.
Em nota, a prefeitura disse que aguarda a liberação de recursos do governo estadual para dar andamento na instalação do Centro. Afirmou ainda que faz periodicamente serviços de manutenção e de limpeza na área.
O governo estadual informou que a implantação do Centro e o local são de responsabilidade da prefeitura. Disse ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está planejando a implantação de três Conselhos Estratégicos para discutir sobre o Centro.
Prefeitura assumiu
Antigamente, os prédios faziam parte da Unesp, mas depois que as atividades foram transferidas para o campus, o complexo ficou vazio. Há cerca de 5 anos, a prefeitura assumiu a concessão por 60 anos.
“Infelizmente aquilo ficou em estado, de fato, de abandono num aspecto muito negativo, mas reporto novamente. A Unesp já não tem mais responsabilidade sobre todo aquele complexo”, disse o diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro, Alexandre Perinotto.
Criadouro de dengue

Segundo a vizinhança, os prédios onde antes funcionavam atividades da Unesp, hoje, está abandonado com as paredes descascadas e sujas, janelas de vidro e telhas quebradas e poças no chão, que se formam após a entrada de água da chuva.
“Eu acho que aqui está até com problema de dengue já, porque eu moro aqui [perto] e a gente vê muito pernilongo”, disse o aposentado Marcos Roberto Germano.
O cartaz que marca a última vistoria contra a dengue está sem a data e assinatura dos agentes.
Centro de Inovação Tecnológica

Quando o prédio foi cedido para a prefeitura, a condição pedida pela instituição de ensino era que o prédio continuasse a ser usado na área da educação.
A placa indica que ali funcionará um Centro de Inovação Tecnológica. A pergunta dos moradores é quando isso sairá do papel, porque a promessa é antiga.
“Está vendo essa placa ali? Já trocaram várias vezes. Ela enferruja e colocam uma nova e o prédio cada vez pior”, contou o aposentado Dirceu Freschi.
Fonte: G1 São Carlos e Araraquara.





